Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Workshop

Indicação Geográfica

Embrapa Suínos e Aves e Instituto Nacional da Carne Suína promovem workshop sobre o tema no dia 29 de novembro.

Indicação Geográfica

Discutir uma possível Indicação de Procedência do Oeste de Santa Catarina para a carne suína é o objetivo do workshop que a Embrapa Suínos e Aves e o Instituto Nacional da Carne Suína, (INCS), realizaM no próximo dia 29 de novembro. O evento que tem o da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), é voltado para associações, cooperativas, criadores de suínos, produtores, agroindústrias, instituições públicas, técnicos e demais atores envolvidos direta e indiretamente com a suinocultura no Oeste de Santa Catarina.

De acordo com a analista da Embrapa Suínos e Aves, Thaisy Sluszz, a indicação geográfica é uma ferramenta coletiva de proteção e promoção comercial de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. “É a garantia quanto a origem de um produto ou suas qualidades e características regionais”, explicou Thaisy.

O workshop será no auditório da Unidade da Embrapa, em Concórdia/SC, e terá início às 8h30. Logo depois da abertura, está prevista a apresentação do tema “Indicações geográficas como estratégia de desenvolvimento e agregação de valor”, que será abordado pela analista Maria Clara da Cruz, do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa. Em seguida será apresentado o tema “Construção de um processo de indicação geográfica para depósito no INPI”, que será apresentado por Raul Pedreira, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  Outro assunto que será abordado no workshop será sobre o “Papel do Sebrae nas indicações geográficas”, apresentado por Hulda Oliveira Giesbrecht, da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae.

Para o período da tarde está marcada a apresentação sobre o “Papel do MAPA na produção agropecuária de uma indicação geográfica”, que será feita por José Carlos Ramos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Luiz Carlos Mior, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), falará sobre a “Trajetória da agroindústria familiar rural no Oeste de SC – resgate da notoriedade da região”.  Depois das apresentações está programada uma mesa redonda para discutir a possibilidade da indicação geográfica na região.

A participação no workshop é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]