Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Informação e manejo

O professor Mário Penz enfatizou em sua palestra, na Agromix, pontos como a qualidade da água e o correto uso dos equipamentos na avicultura.

Redação AI 29/10/2003 18h40 – O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antonio Mário Penz Jr., falou sobre as tecnologias disponíveis para a avicultura de corte e de postura e as tendências dessas atividades, na tarde desta quarta-feira (29), na Agromix, em Porto Alegre (RS). Penz iniciou seu discurso enfatizando que a sociedade de hoje está exigindo produtos variados e seguros, sob o aspecto alimentar. “Recentemente acompanhamos casos de salmonela, BSE (vaca-louca), dioxina e febre aftosa na produção mundial de carnes”, disse. “No momento, estamos acompanhado a repercussão dos transgênicos e da utilização dos antibióticos/promotores de crescimento na alimentação animal”.

O professor ainda falou sobre a importância da informação na produção avícola e sobre a necessidade de se aplicar o correto manejo nas diferentes etapas de criação das aves. O maior destaque em sua apresentação ficou para a qualidade da água oferecida como bebida aos animais. “O frango come porque bebe”, resumiu. “Se ele não bebe, ele também não come. É muito importante os produtores estarem atentos ao consumo e à qualidade da água distribuída na granja. Temperatura fresca, tratamento e limpeza, abundância e fácil acesso das aves são essenciais para manter o ritmo de desenvolvimento e a produtividade do plantel”.