Redação (05/03/2009)- A maioria das regiões produtoras de aves no Brasil apresentam um alto desafio de agentes infecciosos causadores tanto de problemas respiratórios quanto reprodutivos, que levam à perda de desempenho zootécnico, mortalidade, alterações de produção e consequentemente prejuízos financeiros. Nesse cenário, normalmente é encontrado ao mesmo tempo, o Pneumovírus Aviário e o vírus da Bronquite Infecciosa das Galinhas, causando os problemas respiratórios clássicos e os reprodutivos que levam a queda na produção de ovos e alteração da qualidade interna e externa dos ovos.
A partir dessa situação, no próximo dia 5 de março, Santa Maria do Jetibá, ES, receberá orientações em um evento técnico coordenado pela equipe de avicultura da Intervet/Schering-Plough Animal Health, que terá como ponto principal a palestra cujo tema será: “Problemas respiratórios que acometem galinhas de postura: causas, conseqüências e soluções”. A cidade será palco do evento por estar entre as cinco maiores produtoras de ovos do Brasil.
O evento contará com a presença de mais de 50 produtores do setor de ovos comerciais, cujo objetivo é justamente esclarecer os meios de controle dos problemas respiratórios que se manifestam em aves de postura. “Os problemas respiratórios na avicultura comercial são derivados de inúmeros fatores, entre eles, a biosseguridade, o comportamento epidemiológico dos patogenos e a correta utilização dos programas de vacinas que desempenham um papel fundamental”, esclarece a Dra. Laura Villareal.