Redação (09/03/2009)- Entrevista: Ivan Pupo Lauandos (Diretor Geral – Aviagen do Brasil)
Aviagen Notícias: A Aviagen do Brasil completa, em dezembro, dois anos de aquisição dos ativos da Agroceres Ross. Como avalia esse período?
Ivan Pupo Lauandos: Estes dois anos foram excelentes, pois investimos bastante na ampliação da capacidade de produção de avós e matrizes, em melhorias de nossas instalações e, também, passamos a suprir outros mercados fora do território original da Aviagen do Brasil (Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia). O mercado recebeu muito bem a aquisição.
AN: Como o mercado brasileiro recebeu a Aviagen, agora como controladora da empresa?
IPL: O mercado está bastante impressionado com a estrutura mundial da Aviagen, que é líder mundial em genética de frangos (Ross, Arbor Acres e LIR), aves de postura (Hy-Line e Lohmann Tierzucht) e perus (Aviagen Turkeys, anteriormente Nicholas e B.U.T.). Agora contamos de uma forma mais efetiva com o apoio de toda estrutura técnica da Aviagen, que apóia a nossa equipe. O nosso sentimento é que o mercado apóia nosso crescimento.
AN: O que houve de positivo neste período?
AN: O que foi feito em termos de investimentos?
IPL: Os investimentos mais significativos foram feitos no Complexo do Vale do Paraíba, onde construímos mais núcleos. Ampliamos o incubatório de Santa Cruz das Palmeiras (SP) e investimos também em melhorias em todas as granjas já existentes. Além disso, investimos muito em meio ambiente.
AN: Como estão os produtos da Aviagen?
IPL: Eu diria que mais e mais as empresas passam a entender e valorizar os produtos da Aviagen. As vantagens em reprodução, na parte esquelética – principalmente em pernas – e na capacidade cárdiorespiratória estão sendo cada vez mais valorizadas. Como a tendência do mercado é a crescente elevação do peso de abate, essas características são importantes. O mercado brasileiro também começa a dar valor ao rendimento industrial, aspecto que a Aviagen domina amplamente no mercado mundial.
AN: Quais as tendências do mercado brasileiro?
IPL: Está havendo uma evolução muito rápida no Brasil em termos de ambiência, qualidade física da ração, manejo inicial de frango, entre outros. Assim, as empresas conseguem extrair cada vez mais do potencial genético de nossos produtos, bem como reduzir custos. Quando as empresas fazem cálculos dos benefícios econômicos desses investimentos, ficam animadas em melhorar cada vez mais. A tendência das empresas é acelerar os investimentos em melhorias, porque o mercado está competitivo e, com mais eficiência, a necessidade de investimentos é menor.
AN: Como a Aviagen avalia o Brasil?
IPL: A Aviagen está no Brasil desde 1987, naquela época através da Ross Breeders. A decisão de adquirir os ativos da Agroceres Ross foi tomada por acreditarmos que o Brasil é a principal prioridade da nossa expansão, por ter a avicultura mais eficiente do mundo e uma das que mais crescem.