Professora Irenilza de Alencar Nääs foi premiada em julho deste ano pela Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE – American Society of Agricultural and Biological Engineers) e em junho do ano passado pela Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR – International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering).
O Prêmio Fellow ASABE é a maior honra concedida pela Sociedade, homenageia membros de realizações e contribuições extraordinárias para o campo da engenharia de sistemas agrícolas, alimentares ou biológicos. A ASABE define como realização profissional meritória em conhecimentos e qualificações extraordinárias que possuem um mínimo de 20 anos de prática ativa ou relacionada à profissão de engenharia; O ensino da engenharia; Ou experiência com ensino, pesquisa e extensão relacionado à engenharia, um mínimo de 20 anos como membro-engenheiro ou membro ativo no ASABE. A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada recentemente no Encontro Internacional Anual da ASABE, em Spokane, Washington nos Estados Unidos no período de 16 a 19 de julho de 2017.
Já o Prêmio Merit CIGR (International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering) foi concedido a Profa. Irenilza por sua destacada liderança em construções rurais e impacto significativo de sua carreira na profissão de engenharia agrícola. A CIGR concede o mérito a um profissional por sua principal contribuição internacional para o avanço do conhecimento científico em relação à engenharia e ciência para o benefício da agricultura, meio ambiente, indústria e / ou setor rural na Europa. O vencedor do prêmio deve ter perfil de ser um cientista líder com forte publicação ou registro de patentes, ter uma compreensão clara dos desafios científicos frente à agricultura, ao meio rural e / ou a indústria e que ter feito uma grande contribuição para a inovação científica ou de engenharia que tenha sido reconhecida internacionalmente. O prêmio foi entregue durante a 4ª Conferência Internacional de Engenharia Agrícola (CIGR-AgEng2016) realizada em Aarhus, Dinamarca, em 26-29 de junho de 2016.
Breve biografia da Professora Irenilza de Alencar Nääs
Irenilza A. Nääs, atualmente é professora na Pós Graduação de Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), Professora Visitante no Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação na Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e presidente da FACTA, São Paulo, Brasil, está sendo homenageada pela liderança internacional em programas de pesquisa, ensino e extensão na produção animal.
Nääs teve uma carreira notável de muitas maneiras, particularmente como mulher pioneira nas ciências, como a primeira mulher Engenheira Civil na Unicamp, a receber um diploma de mestrado em Engenharia Agrícola na Universidade de Cal Poly State e a primeira mulher que obteve um doutorado em Engenharia Agrícola na Michigan State University. Foi líder em associações profissionais em todo o Brasil e América Latina e atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, da Associação Latino-Americana e do Caribe de Engenharia Agrícola e da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola, além de hoje ser Diretora Presidente da Fundação Brasileira de Ciênciase Tecnologias Avícolas.
Depois de completar seu trabalho de pós-graduação, introduziu pesquisas sobre ambiência e construções rurais na produção animal no Brasil através da publicação de artigos, educação e consultoria em todo o Brasil e outros países da América Latina, levando a grandes melhorias nas condições e técnicas de instalações de animais. Como educadora, orientou muitos estudantes de pós-graduação e pós-doutorado.
Membro a 40 anos da ASABE atua em vários comitês, incluindo o grupo Facility and Systems e na comunidade técnica ASABE Plant and Animal Facility Systems. Ela é uma ex-membro do Comitê de Animal Welfare and Care e do Comitê de Environment of Animal Structures. Também é membro da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo no Brasil e membro da Academia Internacional de Engenharia Agrícola. Ela pertence à Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR) e à Associação Mundial de Ciências Avícola.
Nääs é autora ou coautor de mais de 100 artigos revisados por pares, capítulos de livros e outros artigos. Tem uma patente mecânica e quatro patentes de software em seu nome. E sua carreira foi marcada por inúmeros prêmios. Mais recentemente, foi destinatária do Prêmio Mérito por liderança destacada na produção pecuária da CIGR. Em 2015, foi nomeado um dos 100 profissionais mais influentes da produção brasileira de aves e suínos.
Ela recebeu um prêmio especial pelas suas realizações na escola de extensão na Unicamp, quando foi Diretora. Ela também recebeu muitos prêmios Lamas pelos melhores artigos na produção avícola. Em 2009, foi nomeada Mulher do Ano na Academia de Artes e Ciências de Campinas.