A certificação aconteceu num curto espaço de tempo, pois a empresa já priorizava a qualidade e a organização em seus processos administrativos, de produção e em todas as suas ações.
Há 22 anos no mercado, a Vaccinar registra crescimento ano a ano, no mercado interno e também no Mercosul, sempre consolidando as suas estratégias e objetivos. A busca contínua pela melhoria é o que tornou a Vaccinar o que é hoje, uma das maiores e melhores empresas brasileiras de nutrição animal, ocupando uma posição de liderança na fabricação de premix, núcleos, concentrados, suplementos vitamínicos, minerais e aditivos para suínos, bovinos, aves e outras espécies animais. A Vaccinar também atua na comercialização e distribuição de produtos de saúde animal. Desde a sua fundação, a Empresa busca cada vez mais melhorar os padrões de qualidade de seus produtos e serviços investindo em pesquisas, tecnologia, equipamentos e recursos humanos.
A certificação confere à Vaccinar maior competitividade e reconhecimento, já que a qualidade é uma exigência do mercado e a melhoria contínua, uma constante na empresa. Todos os funcionários se engajaram neste processo, receberam treinamentos e se reciclam constantemente, estando prontos para enfrentar os desafios impostos pelo mercado e para superar as aspirações dos clientes.
Liderança e Qualidade norteiam a Certificação ISO 9001O caminho para a qualidade passa por modernizações tecnológicas e adaptações, por isso, várias implementações ocorreram durante o ano de 2002, visando sempre superar as expectativas dos clientes em relação à Vaccinar.
O laboratório teve o seu layout modificado e ganhou novos equipamentos, o que o tornou mais funcional e moderno. Os processos de controle de qualidade foram padronizados através da criação de manuais dentre eles o Manual de Boas Práticas de Fabricação, o Manual de Boas Práticas de Laboratório e o Manual de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle – que padronizam o sistema.
A satisfação do cliente é uma preocupação constante da Vaccinar. Para melhor servi-lo, foi adotada uma política de atendimento diferenciada, muitas vezes até mesmo personalizada. O Sistema de Reclamação, por exemplo, objetiva o atendimento de 100% das ocorrências encaminhadas à empresa.
O desenvolvimento do sistema para controle de logística interno é um dos destaques desta nova fase – toda a trajetória da matéria prima e também do produto acabado é identificada e rastreada dentro da empresa. A frota própria, com caminhões modernos e motoristas treinados, garantem agilidade e a qualidade na entrega dos produtos. Instituiu-se também um jornal mensal, que promove maior integração entre a equipe Vaccinar, clientes e fornecedores.
Além destas ações, muitas outras foram criadas com o intuito de deixar a Vaccinar cada vez mais comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços, aumentando o seu potencial produtivo, garantindo eficiência e confiabilidade para seus clientes.
A Certificação ISO 9001:2000 não significa para a Vaccinar missão cumprida, e sim uma nova etapa de muito mais trabalho e compromissos. Garantir o integral cumprimento dos procedimentos da Norma, buscando aprimorá-los continuamente será a missão da empresa. A Vaccinar acredita que o sucesso depende da repetição do processo de aperfeiçoamento: pessoa por pessoa, produto por produto, processo por processo e nunca estará satisfeita com os resultados obtidos, pois buscará sempre melhorá-los.