O professor, pesquisador, suinocultor e empresário José Lúcio dos Santos foi o grande homenageado da noite de ontem (28/10) durante o jantar de confraternização do 14º Congresso da Abraves, em Uberlândia (MG). José Lúcio recebeu o prêmio Mérito Abraves, entregue pela Associação dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) ao profissional que ao longo de sua carreira contribuiu de forma relevante para o desenvolvimento da suinocultura brasileira. “Suas pesquisas foram extremamente relevantes para a suinocultura, além de ser um homem incansável e empreendedor, que de professor se tornou empresário e depois produtor de suínos e em muito contribuiu para o desenvolvimento da suinocultura em nosso Estado e também no Brasil”, afirmou o presidente do Congresso, Dalton Fontes, ao se referir ao homenageado.
José Lúcio dos Santos se graduou em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1976. Ainda pela UFMG fez mestrado (1981) e doutorado em Ciências Animais (1997). Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) de 1997 a 2003. Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde e Responsável técnico do laboratório Microvet – Microbiologia Veterinária Especial Ltda. Tem experiência na área de medicina veterinária, com ênfase em doenças infecciosas de animais, atuando principalmente em temas como suínos, streptococcus suis, desempenho e bacterina.
“É uma emoção muito grande receber este prêmio e uma surpresa. Minha esposa tinha me dito que eu entregaria um prêmio a alguém hoje, mas não que seria eu o homenageado. Gostaria de agradecer a Abraves, aos colegas e a suinocultura, pois tudo o que tenho devo a ela. São mais de 20 anos na atividade, com o desenvolvimento de vacinas, fazendo diagnósticos… e para mim este prêmio coroa todo este trabalho da minha e para mim é um grande orgulho”, disse José Lúcio, visivelmente emocionado.
Conheça os profissionais já homenageados com o Prêmio Mérito Abraves:
– Isabel Sheid, Itapema (SC) – 1989
– Cláudio Lowenthal (in memorian), Águas de Lindóia (SP) – 1991
– Ronaldo Reis, Blumenau (SC) – 1995
– Nelson Morés, Belo Horizonte (MG) – 1999
– David Barcellos, Porto Alegre (RS) – 2001
– Romão Nunes, Goiânia (GO) – 2003
– Luciano Roppa, Fortaleza (CE) – 2005
– Ivo Wentz, Florianópolis (SC) – 2007