Da Redação 25/10/2002 – O Grupo Kepler Weber acaba de fechar um negócio de US$ 2,205 milhões com o grupo Bunge na Turquia vencendo concorrentes europeus e americanos. É a primeira exportação do grupo gaúcho para aquele país e representa a maior instalação de armazenagem na Turquia.
O contrato com a Bunge Gida Ticaret – unidade de Estambul contempla o fornecimento de três silos metálicos modelo SG-105, com capacidade total de armazenagem de 30 mil toneladas de grãos (10 mil t/unidade), transportadores com 600 toneladas por hora de capacidade, além de estruturas metálicas.
Os silos serão construídos no porto da cidade de Derinci, num projeto que envolveu características especiais em seus cálculos estruturais já que a obra se localiza em zona sísmica nível 4. A tecnologia contra terremotos foi desenvolvida pela Kepler Weber, em conjunto com especialistas, que também estará fornecendo a instalação elétrica desta unidade.
“É um contrato estrategicamente muito importante pelo valor envolvido nesse tipo de instalação, pela localização da obra e pelo potencial de crescimento da região”, resume o diretor-presidente do Grupo Kepler Weber, Othon dEça Cals de Abreu. A indústria gaúcha concorreu diretamente com empresas americanas e européias, fornecedoras tradicionais da Turquia. Porém, o conceito de oferecer a solução completa ao cliente (turn-key), aliado ao projeto tecnicamente bem concebido, foram fatores decisivos na escolha do cliente.
Um dos três maiores fabricantes de silos do mundo, a Kepler Weber vai fornecer modelos fabricados totalmente em chapa galvanizada, produto final resultado de um processo de zincagem a quente que entrou em operação na unidade inaugurada no mês de junho, em Panambi (RS). A planta tem capacidade inicial de imersão de 3.300 toneladas mensais e processa a zincagem especialmente nas torres metálicas utilizadas pelas companhias elétricas e de telecomunicações.
A Bunge Gida Ticaret pertence à Bunge Limited, considerado o maior grupo esmagador de soja do mundo. A unidade em Derinci receberá soja e farelo de soja, com um fluxo de movimentação de 600 toneladas de grãos por hora e 250 toneladas de farelo de soja por hora.