Redação SI (22/07/05) – A chegada do inverno exige dos suinocultores a adoção de cuidados especiais em suas granjas. Condições ambientais inadequadas afetam consideravelmente a produção e a reprodução de suínos. Temperaturas abaixo do conforto térmico apropriado para leitões aliadas à situações em que ocorrem deficiências de manejo, geralmente resultam em alta mortalidade, além de comprometer o desempenho, produtividade e, por extensão, a rentabilidade da criação.
Durante o inverno, os cuidados devem estar voltados principalmente para as etapas de creche e maternidade, pois são as duas fases mais críticas da produção. Nos primeiros dias de vida, o leitão, não possui mecanismos eficientes de controle de temperatura corporal, tornando-se sensível às temperaturas ambientais baixas. Desta forma, durante o inverno os leitões reduzem sua atividade motora e consequentemente diminuem a ingestão de colostro, causando uma maior incidência de doenças (principalmente as respiratórias), maior numero de leitões esmagados e alta taxa de refugos na desmama.
Lâmpadas infravermelhas – A empresa coreana InterHeat disponibiliza uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada para a promoção do conforto térmico de suínos em seus primeiros dias de vida. Trata-se das lâmpadas infravermelhas para o aquecimento de leitões, desenvolvidas especialmente para ser usadas em maternidade e creches. As lâmpadas infravermelhas InterHeat têm como principal vantagem sua durabilidade.
Segundo a empresa, a lâmpada desenvolvida pela InterHeat emite raios infravermelhos que têm muitas ações específicas, incluindo efeitos térmicos, secagem e ação biológica. No caso de ação biológica, os raios infravermelhos causam um rápido aumento de temperatura na camada subcutânea do corpo humano e de outros animais. Ainda, o raio infravermelho tem uma excelente propriedade de penetração na pele, e induz à ativação das células e tecidos resultando na expansão dos vasos de sangue finos, promovendo a circulação sanguínea e reforçando o metabolismo. As lâmpadas emitindo raios infravermelhos com tais ações vêm sendo usadas para tratamento médico e na criação de animais em cativeiro.
As lâmpadas infravermelhas da InterHeat são amplamente utilizadas nos países europeus, por proporcionar um calor concentrado com um gasto de energia igual ao de lâmpadas convencionais.