No lançamento da Thermal Conversion Solutions – TCS Brasil’ 16 defendeu-se a necessidade do país buscar sustentabilidade na geração de energia, de acordo com os objetivos que estão em discussão em Paris, durante a COP21. A TCS Brasil’16 foi lançada no início de dezembro na Câmara Federal, em Brasília. Ela ocorrerá em junho de 2016, em Foz do Iguaçu (PR).
O presidente da comissão organizadora, Everson Talgatti, destacou que a conferência terá a função de reunir todos os agentes envolvidos no processo para a construção de uma matriz energética sustentável, além de promover discussões de aproveitamento de passivos ambientais para geração de energia de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12.305).
“A ideia do evento não é discutir o que todo mundo já sabe, mas apresentar soluções aplicáveis e economicamente viáveis para os problemas existentes. Vamos reunir o poder público, instituições que são referência no assunto, empresas que dispõem de tecnologias e agentes financiadores, como o Banco Mundial e o BNDES”, afirmou Talgatti.
O presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado Rodrigo de Castro, disse que o Brasil está diante de uma oportunidade para avançar na adoção de alternativas para solucionar os problemas energéticos nacionais.
TCS Brasil’ 16 é uma realização do Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ), juntamente com o Gaseification Technologies Council (GTC), principal entidade mundial do setor, sediada em Arlington (EUA).
Entre as instituições confirmadas na conferência destacam-se a University of Illinois at Urbana-Champaign, através da Illinois Sustainable Technology Center e Prairie Research Institute, Texas A&M University, ambas renomadas instituições norte-americanas na área energética, bem como Câmaras de Comércio e Indústria AMCHAM (EUA), CCFB (França), CCIBA (Alemanha), CCIBI (Índia), CCIJB (Japão), sendo que a Hartenergy é a parceira responsável pela divulgação do evento internacionalmente, com grande expertise devido ao seu corpo técnico e referência em pesquisa energética.
Sobre a TCS Brasil’16
Ao unir conferência e feira de negócios, a TCS Brasil’16 se propõe a criar uma agenda proativa de debate na busca por soluções práticas para a geração distribuída para auxiliar a matriz energética brasileira, com isso aproveitando o potencial de biomassa e outros combustíveis disponíveis no país. Nesta agenda, o poder público, representado pelos seus órgãos e instituições, bem como organizações com foco na solução de problemas socioambientais terão espaço para propor alternativas para uma melhor utilização de resíduos sólidos urbanos. O papel das tecnologias de conversão térmica como soluções sustentáveis é outro ponto a ser discutido como forma de assegurar a estabilidade para a matriz energética brasileira. O evento atuará como promotor de tecnologias, equipamentos e serviços voltados para o setor de biogás. Informações sobre inscrições e exposições estão disponíveis no site www.tcs-brasil.com
Veja outras fotos AQUI