Redação (22/06/06)- A Cooperativa Agroindustrial Lar foi considera a Cooperativa do Ano em Gestão Profissional, Qualidade e Produtividade e Inovação Tecnológica. Quem diz isto é a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Revista Globo Rural, que entre fevereiro e maio analisou 101 projetos de 62 cooperativas.
A evolução apresentada pela Lar a partir dos anos 90 é o foco do trabalho em Gestão Profissional. “A implementação de ferramentas de gestão, com planejamento estratégico, orçamento, análise gerencial e a forma de administrar foram alguns dos itens abordados no trabalho”, explica Clédio Roberto Marschall, responsável pela elaboração dos projetos vencedores da cooperativa. “Os associados entenderam que estava na hora de colocar uma gestão profissionalizada, empreendedora, que pudesse trazer mais resultados”, complementa Marschall.
Todo o sistema de qualidade implantado pela Lar nas propriedades rurais e indústrias, como programa de eficácia, verticalização, 5S, evoluindo para o TQC (Total Quality Control) e culminando com a implantação da ISO 9000 às unidades industriais, foram a tônica do trabalho vencedor em Qualidade e Produtividade.
“Tecnologia sustentável para o processamento da mandioca”, desenvolvido na Unidade Industrial de Mandioca, foi escolhido como o melhor projeto em Inovação Tecnológica. “É uma tecnologia simples, onde toda as impurezas vindas do campo são devolvidas ao produtor através de um sistema de peneiras e fitas”, comenta Marschall. “O produto com menos terra
Para o diretor presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues a Lar vem ao longo de 42 anos trabalhando na organização no quadro social e na evolução tecnológica. “Este prêmio é um reconhecimento do trabalho dos nossos associados e do nosso quadro de funcionários que vem se destacando”, enfatiza o diretor.
“Os três prêmios têm uma interação, pois um complementa o outro. Por uma gestão profissional nós tivemos um salto nos programas de qualidade que acabou propiciando a inovação tecnológica. É um círculo virtuoso”, finaliza Marschall.