Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Recorde

Maior omelete das Américas será preparada no ES

Receita com mais de 15 mil ovos baterá o recorde dos "hermanos", atuais detentores do título

A famosa frigideira gigante do Espírito Santo será mais uma vez a base para a realização de um projeto que ultrapassa as fronteiras do Brasil. Agora, o desafio será o preparo de uma omelete com 15.500 ovos, 500 a mais que o prato feito pelos “hermanos” da cidade de Pigüé, na Argentina – fato que resultará na quebra do atual recorde das Américas.
 
O audacioso projeto será concretizado no dia 27 de julho, durante a 34ª edição da Festa do Colono, em Santa Maria de Jetibá – o segundo maior produtor de ovos do Brasil. De acordo com o secretário de Agricultura, Manfredo Krüger, o município conta hoje com 140 produtores e um volume aproximado de 10 milhões de ovos por dia.
 
Segundo o Prefeito Municipal, Eduardo Stuhr, este projeto ficará marcado na história de Santa Maria de Jetibá. “Sempre que falarmos de Festa do Colono, a partir desta festa, vamos nos lembrar da Maior Omelete das Américas. Será um marco para o município. Vamos mostrar para o mundo a força da nossa avicultura”, destaca Eduardo.
 
A “Maior Omelete das Américas” será preparada na frigideira gigante, toda construída em aço, com fundo de 3 metros de diâmetro, 20 centímetros de altura e peso de 400 kg. O utensílio foi o mesmo utilizado em agosto do ano passado, na primeira experiência de sucesso da omelete gigante capixaba. Durante a GranExpoES – maior feira de negócio rural do Espírito Santo que acontece na região metropolitana do estado –, o município de Santa Maria de Jetibá foi parceiro da organização do evento no preparo de uma receita com 10.440 ovos, que se tornou a maior omelete do Brasil e uma das 10 maiores do mundo.
 

Com o know-how adquirido em 2013, a mesma equipe da omelete gigante promoverá a continuidade deste projeto ao levar esta ação para o município de Santa Maria de Jetibá. A iniciativa, além de promover a quebra do recorde das Américas, visa valorizar a comunidade produtora, conscientizar os consumidores sobre os benefícios nutricionais do produto e, principalmente, discutir os desafios a serem superados na produção – informações que embasarão discussões técnicas durante a Festa do Colono e fomentarão debates na programação da GranExpoES. Importantes parceiros como a Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e empresários do segmento também apoiam o projeto, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva avícola.
 
Sob o comando do experiente chef Gilson Surrage, que coordenou o preparo da omelete de 10 mil ovos, o desafio lançado aos “hermanos” tem todos os ingredientes para repetir o sucesso. “Apesar de a base dos ingredientes ser similar à receita preparada no ano passado, o volume será 50% maior, o que é sempre um desafio na hora de apurar o sabor e controlar a temperatura para o cozimento uniforme do prato”, ressaltou o chef.
 
Para aperfeiçoar o processo, da primeira experiência até agora, algumas mudanças foram aplicadas ao fogão construído especificamente para atender às proporções da frigideira, informou Paulo Randow, coordenador técnico do projeto da omelete gigante. “Modificamos a estrutura das trempes, para melhorar a distribuição do fogo. Assim, o formato inicial que era linear passou a ser em círculos, facilitando também a condução da temperatura”, explicou.
 
Um quesito que merecerá atenção especial de toda a equipe envolvida no projeto será o cuidado com a matéria-prima para a omelete. “Todos os ovos que serão utilizados possuem SIF (Selo de Inspeção Federal) e já chegarão ao local do evento homogeneizados, lacrados em recipientes de 18 litros e resfriados a uma temperatura de -10°C. Esse cuidado assegura o controle microbiológico da nossa omelete gigante para evitar qualquer risco de bactérias, em especial a salmonela”, explica Luciana Neitzke, nutricionista da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social do município que irá colaborar com o projeto.
 
Para que tudo saia de acordo com o planejado, os organizadores realizarão um “esquenta” da frigideira na tarde do dia 25 de julho, no Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá, onde acontecerá toda a festa. A partir das 19 horas, será preparada uma omelete com 2 mil ovos, 22 kg de cebola, 2 kg de alho, 2 kg de manteiga, 5 litros de óleo, 2 litros de azeite, manjericão e sal – um prato que poderá ser saboreado gratuitamente por cerca de mil pessoas.
 
Já a omelete que quebrará o recorde das Américas será preparada no domingo, dia 27 de julho, a partir das 10 horas. Na receita estão: 15.500 ovos, 75 Kg cebolas, 22 litros de óleo, 8 litros de azeite extra virgem, 60 kg de manteiga, 7 kg de sal, 3 kg de alho, 90 maços de cebolinha picada, 45 maços de salsa picada e 45 maços de ervas aromáticas. A receita final, que pesará cerca de 600 kg, poderá ser saboreada por até 3 mil pessoas. A expectativa dos organizadores é servir porções gratuitas da “Maior Omelete das Américas” a partir do meio dia.