O diretor de Meio Ambiente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Manoel Teixeira Lopes, convida todos os produtores associados para a palestra ‘Uma Nova Realidade Sobre Sistema de Tratamento de Dejetos Suínos’, que será realizada no dia 04 de novembro, às 14h00, no auditório da Asemg.
A palestra será ministrada pelo suinocultor Renato Baccin, presidente do Núcleo Regional Amauc – Concórdia (SC) e Sócio Proprietário da LPC Tecnologia Ambiental, empresa que vem desenvolvendo tecnologias inovadoras para produzir e comercializar o sistema de compostagem automatizada – UMAC – Unidade Mecanizada e Automatizada de Compostagem. De acordo com Baccin, esta tecnologia mostra um novo conceito para realizar o tratamento de dejetos suínos. “Desenvolvemos um novo conceito de produção, voltada para a preservação e a qualidade do meio ambiente, eliminando os riscos, produzindo adubo orgânico e aumentando a rentabilidade da atividade”, afirma o palestrante.
A finalidade do sistema é transformar dejetos suínos líquidos em adubo sólido e seco. Segundo o diretor Manoel Teixeira Lopes, isso garante uma melhor forma de armazenamento, ajuda o meio ambiente, elimina o cheiro pelo fato de o dejeto não chegar a fermentar, agrega valor e tem colocação garantida.
O sistema da LPC Tecnologia Ambiental conquistou a mais importante premiação ambiental de Santa Catarina – o Prêmio Fritz Müller – na categoria Agricultura Sustentável, com o case Sistema de Tratamento de Dejetos de Suínos em Unidade Mecanizada e Automatizada de Compostagem. Para o vice presidente da Asemg, José Arnaldo Cardoso Penna, é uma grande satisfação receber Renato Baccin e uma excelente oportunidade para os produtores mineiros conhecerem as novas tecnologias que buscam uma produção sustentável e limpa. “É de fundamental importância que nossos associados participem deste encontro e possam conhecer uma nova alternativa para tratamento dos dejetos da sua produção, o que pode gerar significativa economia no tratamento de efluentes e melhorar a sua rentabilidade. Contamos com a participação dos suinocultores no dia 04 de novembro”, disse José Arnaldo.
Durante a palestra, Renato Baccin explicará detalhadamente como funciona o projeto, além de suas inúmeras vantagens, entre elas o baixo custo operacional, fácil manejo, eliminação de odores, além de minimizar a geração de gases do efeito estufa.
Serviço:
Palestra: Uma nova realidade sobre sistema de tratamento de dejetos suínos
Data: 04 de novembro – quinta-feira
Local: Auditório da Asemg
Horário: 14h00 (antes da realização da Bolsa de Suínos)