Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Melhorias à casca do ovo

<p>Tortuga apresenta estudo com suplementação orgânica na consistência de ovos em Congresso de Avicultura da APA.</p>

Redação AI 16/03/2005 – A Tortuga Cia. Zootécnica Agrária vai apresentar durante o III Congresso de Avicultura de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos, promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), o resultado de um estudo aplicado sobre os efeitos da suplementação de minerais orgânicos na qualidade de ovos. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de março, no Vitória Hotel, em Indaiatuba (SP).

Os trabalhos serão demonstrados através de painéis por uma equipe da Tortuga formada pelo Dr Setiro Nakada, membro do departamento técnico responsável pela pesquisa, Daniel Andaluz, coordenador do departamento de marketing responsável por aves, e Dr Felipe Saes, promotor de avicultura da unidade de vendas de Osvaldo Cruz.

A avicultura brasileira ocupa o sétimo lugar em volume de ovos produzidos no mundo,  movimenta cerca de US$ 2 bilhões por ano no Brasil e conta atualmente com uma produção em torno de 16,4 bilhões de unidades. “Aliando-se a alta produtividade com a redução dos índices de perda de ovos, o rendimento do setor pode crescer consideravelmente. Pensando nisso, a Tortuga tem investido maciçamente em estudos que agreguem valor ao setor como o que será apresentado no encontro promovido pela APA”, explica Daniel Andaluz.

De acordo com Nakada, na avicultura de postura podem ocorrer perdas de até 15% dos ovos, e esse prejuízo está relacionado com a má qualidade da casca do ovo. “Nosso trabalho avaliou índices de produtividade de galinhas suplementadas com microminerais orgânicos e inorgânicos e apontou que as formas orgânicas são mais biodisponíveis, o que resulta na melhor formação da casca do ovo, reduzindo assim o índice de quebras”, conclui.