O município de Braço do Norte, localizado na região Sul de Santa Catarina, é uma das grandes referências na produção de carne suína. Além de dispor de suinocultores de excelência, o município agora também é um expoente na promoção da proteína animal mais consumida no mundo. Começou na semana passada e segue até o fim de setembro a promoção “Mês de Incentivo ao Consumo da Carne Suína”, uma iniciativa da Rádio Verde Vale, Folha do Vale, Negócio Agro e FM3 Líder em Comunicação e que conta com o apoio da Regional Sul dos Criadores de Suínos, do Sindicato Rural de Braço do Norte, além de outras instituições públicas e privadas.
Para celebrar o início das ações, mais de 600 pessoas participaram do Primeiro Porco Pizza da Festa Nosso Senhor do Bom Fim, realizado no Salão Paroquial de Braço do Norte, no último dia 10. Em apoio ao Mês de Incentivo ao Consumo da Carne Suína, os restaurantes ampliaram as opções de pratos à base da proteína e os supermercados disponibilizaram mais espaço nos frigoríficos para o produto.
A história suinícola de Braço do Norte também ganha destaque durante o mês de setembro com o Museu Itinerante da Suinocultura, que apresenta, através de fotos e textos, a tradição da atividade em solo braçonortense. O material está sendo exposto em escolas e estabelecimentos parceiros do projeto de incentivo ao consumo da carne. Também há a distribuição de um informativo com mitos e verdades sobre a carne suína, que também acompanha dicas de receitas com a proteína.
Mais do que ressaltar que a carne suína é saborosa e de fácil preparo, o projeto visa mostrar que a proteína traz benefícios à saúde. No próximo dia 20, o médico Glaycon Michels, um dos grandes especialistas da medicina esportiva do Brasil vai palestrar sobre os benefícios da carne suína na atividade física. Já o nutricionista André Luiz da Silva fará uma articulação sobre técnicas gastronômicas e nutricionais com a carne suína. Os encontros acontecem no Auditório do Centro Comunitário Nosso Senhor do Bom Fim de Braço do Norte.
Conforme Fernando Freitas, diretor da FM3, o objetivo para os próximos anos é que o Mês de Incentivo ao Consumo da Carne Suína seja uma referência em Santa Catarina e se consolide no calendário nacional. “Que o mês de setembro seja lembrado como o de consumo à carne suína”, destaca Freitas.