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Evento

Metas da suinocultura são discutidas em evento

Setor pretende que consumo de carne suína no Brasil alcance 18 kg por pessoa em 2015.

Metas da suinocultura são discutidas em evento

O Sebrae, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e parceiros realizam até esta quarta-feira (8), em Brasília, o II Workshop de Gestores do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). O objetivo do evento é avaliar os resultados do projeto em 2011 e discutir as ações para este ano.

A meta do PNDS foi alcançada um ano antes do previsto: o consumo per capita da carne suína pelos brasileiros passou de 13 kg, em 2009, para 15 kg, em 2011. Agora, o setor pretende chegar aos 18 kg por pessoa até 2015. “Em 2011, 86% da produção foi absorvida pelo mercado nacional e essa tendência permanecerá nos próximos anos”, explica Fabiano Coser, diretor executivo da ABCS.

O gerente de Agronegócios do Sebrae, Enio Queijada, destacou que o PNDS tem o mérito de apontar para o setor as metas a serem alcançadas. “Poucas cadeias produtivas têm um objetivo síntese, como elevar o consumo no mercado nacional. Isso evita o apagão estratégico, um dos principais problemas do agronegócio”, disse.

No ano passado, segundo o Relatório de Atividades do PNDS, cerca de 40 milhões de brasileiros chegaram à classe média, vindos de camadas mais pobres da população. O novo contexto social anima o setor a buscar maior presença dos cortes suínos na mesa do brasileiro.

Dados do Ministério da Agricultura apontam que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de produção e exportação de carne suína. A produção nacional cresce em torno de 4% ao ano. Os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são os principais produtores do país.

Nesta quarta-feira, às 14h, o diretor do Data Popular, Renato Meirelles, fará  palestra sobre como vender carne suína para a Classe C. Pela manhã, os participantes do encontro analisarão os pontos fortes e os fracos do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultora. A moderadora da atividade será Maria Stella Saab, doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).