O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está organizando missão para promover o agronegócio brasileiro na Arábia Saudita. As inscrições para as empresas de alimentos e bebidas que quiserem participar do estande brasileiro na Saudi Agro-Food 2009 estão abertas até sexta-feira (25/09). O evento é a mais importante feira do setor no país e será realizada entre 1º e 4 de novembro.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI/Mapa) com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O formulário de inscrições pode ser encontrado no site do Mapa, por meio do banner “Missão à Arábia Saudita”. As empresas selecionadas terão direito a espaço individual e acesso à área comum do estande, além da participação no catálogo de empresas expositoras brasileiras.
A Arábia Saudita é grande importadora de produtos agrícolas, com aquisições que somaram US$ 12 bilhões em 2008. Desse montante, o Brasil forneceu US$ 1,4 bilhão, equivalente a 11,7% do total. O país é o principal importador mundial de leite condensado, o quarto maior comprador de queijos, carne in natura de peru e de frango; o sexto maior importador mundial de leite em pó e o nono no ranking global de importadores de açúcar em bruto e refinado.
Apesar do grande potencial importador de alimentos daquele mercado, a pauta exportadora do agronegócio brasileiro é concentrada basicamente em carne de frango, açúcar, carne bovina, soja e seus derivados e milho.