Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Monsanto pretende criar novo centro de pesquisa no Brasil

Diretor da multinacional está no país para divulgar novidades.

Da Redação 11/05/2004 – 05h00 – Robb Fraley, vice-presidente executivo e diretor-chefe de Tecnologia da Monsanto, está no Brasil para divulgar as novidades da biotecnologia no mundo e comunicar a intenção da empresa de criar um outro centro de difusão de tecnologias e pesquisas em sua unidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Considerado um dos maiores especialistas em biotecnologia aplicada à agricultura e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da soja Roundup Ready, atua na área desde a década de 80.

Em visita ao Rio Grande do Sul, Fraley destacou que vários novos produtos estão em fase de pesquisas para chegar ao mercado em alguns anos, como variedades de soja e milho mais resistentes à seca e soja Bt, resistente a infestações de pragas e lagartas. Segundo o especialista, a biotecnologia também permitirá em breve a obtenção de alimentos com maior teor de nutrientes, sabores diferenciados, menos gordura saturada e melhor qualidade. Além disso, a empresa está desenvolvendo uma variedade de soja resistente à ferrugem asiática.

Quanto à unidade de Não-Me-Toque, a Monsanto pretende agora retomar as pesquisas com sementes de soja e milho no Estado, incluindo variedades desenvolvidas pela biotecnologia adaptadas ao solo e clima da região. Além disso, a empresa anunciou que a unidade de Não-Me-Toque também será um centro de difusão e treinamento para agricultores da Região Sul do Brasil, onde serão realizadas parcerias com a indústria, entidades e universidades para capacitação de agricultores em novas tecnologias e criação de uma fazenda-modelo para pequenos agricultores. O investimento previsto é da ordem de R$ 3 milhões de reais por ano no Sul.