Redação SI (10/05/06)- A segunda Unidade Produtora de Leitões (UPL II) da granja Acadrolli, localizada em Pinhal-RS, foi povoada com 100 matrizes avós Redone e 1.000 Namas, da genética Pen Ar Lan. Propriedade de Rafael Acadrolli e de seu pai, Sady Acadrolli, a UPL II conta com instalações que seguem os mais modernos conceitos da suinocultura mundial. “Visitei algumas granjas de outros países, inclusive da Pen Ar Lan na França, peguei as melhores idéias e utilizei para construir a UPL”, ressalta Rafael.
Para que o projeto fosse possível, foi firmada uma parceria com a prefeitura de Pinhal, que cedeu o terreno e a terraplanagem, com a Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda. (Creluz), responsável pelas instalações de energia e incentivos fiscais do governo do Rio Grande do Sul. O restante do investimento, cerca de R$ 3 milhões, foi feito com financiamento do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
De acordo com a parceria entre a granja Acadrolli e a prefeitura de Pinhal, os leitões produzidos na UPL II serão terminados por produtores locais integrados ao projeto, que investiram R$ 1,5 milhão em instalações, financiado pelo Sicredi, para serem vendidos ao frigorífico Mabella, que, segundo Sady, apoiou totalmente o projeto. “O pessoal do Mabella incentivou muito essa nova empreitada, por isso resolvemos investir tanto na nova UPL”, conta.
Para a escolha da genética, Rafael pesquisou outros produtores e acabou decidindo pela Pen Ar Lan. “Visitei a granja da Cotrisoja (Cooperativa Tritícola Taperense), vi que os resultados eram muito bons e resolvi adotar também”, explica. “Por enquanto, estou gostando bastante dos resultados”, ressalta Rafael.
Inauguração
A inauguração oficial da UPL II da granja Acadrolli aconteceu na quarta-feira, dia 3. Na parte da manhã, foi ministrada palestra pelo professor Flauri Magliavacca. Depois o público seguiu até a nova UPL, onde foi descerrada a placa e cortada a fita de inauguração, com visita ao redor dos barracões de suínos. Um almoço foi servido aos convidados e, logo após, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, ministrou palestra com um panorama sobre a suinocultura brasileira e mundial.
O evento de inauguração contou também com a presença de Iberê de Mesquita Orsi, atual secretário substituto da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Odair Klein, ex-secretário, Sérgio Valentim Tres, prefeito de Pinhal, autoridades políticas e pessoas ligadas à suinocultura.