Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Novas tecnologias em biomassa serão apresentadas em São Paulo

A Agência de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fará uma palestra de abertura sobre a regulamentação aplicada aos novos biocombustíveis.

Novas tecnologias em biomassa serão apresentadas em São Paulo

A 5ª edição da Conferência Novas Tecnologias em Biomassa apresentará o desempenho produtivo e econômico de vários tipos de biomassa e tecnologias inovadoras para otimizar todo o potencial energético dessas matérias-primas na produção de biocombustíveis. O evento, que acontece nos dias 19 e 20 de março, é uma realização da Página Sustentável e tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove),  União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Jornal Biomassa BR, Revista Biomassa & Bioenergia e Revista Brasil Brasil Energia.

A Agência de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fará uma palestra de abertura sobre a regulamentação aplicada aos novos biocombustíveis, a implementação do biodiesel na matriz energética brasileira e uso experimental de novos combustíveis, assim como o bioquerosene.

O Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ricardo Gorini, focará na otimização do uso de resíduos e tendências para o cenário energético brasileiro, ressaltando o aproveitamento energético dos principais tipos de biomassa.

Os participantes poderão comparar o potencial energético de diversas culturas como: sorgo sacarino, arroz gigante, milho, batata-doce, vinhaça, amendoim, capim elefante, triticale, dendê, macaúba, babaçu, inajá, tucumã, pinhão manso, caiaué, BRS manicoré, cana-de-açúcar e microalgas.

No segundo dia da conferência, o Subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Milton Flavio Marques, falará sobre a ampliação da participação de energias renováveis na matriz energética de São Paulo através do Programa Paulista de Biogás. O Programa, recém-lançado pelo governo, é uma tentativa de estimular a produção de biogás a partir da vinhaça, resíduo da indústria de cana-de-açúcar.

Nesse mesmo dia, Walfredo Linhares apresentará a plataforma biotecnológica da Solazyme com a conversão de diferentes fontes de açúcares em óleos renováveis de alto valor através de microalgas.

Para o coordenador de projetos especiais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Vicente Mazzarella, a Conferência irá trazer várias novidades para setor “Excelente trabalho que a Página Sustentável vem fazendo no campo da biomassa, e contribuindo para manter o Brasil em posição singular no aproveitamento deste nosso potencial”

A Conferência será uma ótima oportunidade para os participantes se atualizarem com relação às tendências do setor de bioenergia; analisar uma cartela de biomassas disponíveis para a produção de biocombustíveis e as novas tecnologias para o aproveitamento ótimo dessas matérias-primas