A utilização de uma estratégia nutricional com uso de minerais orgânicos contribui para uma aumentar a produção de carne vendável de frangos de corte, defende o gerente de produtos da Novus do Brasil, Ricardo Esquerra, que vai participar do XIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que acontece até dia 19 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, Santa Catarina.
O especialista destaca que uma dieta com uso balanceado de minerais orgânicos contribui para melhorar a qualidade das patas, da carcaça e a conseqüente redução de descartes na agroindústria, além de reduzir o estresse oxidativo e melhorar a imunidade. Ele ainda lembrou que os minerais orgânicos são mais absorvidos pelo organismo, o que significa menor excreção e impacto ambiental.
Nesta estratégia, Esquerra sugere a redução de 50% dos níveis comerciais atuais de zinco, cobre e manganês suplementados via minerais inorgânicos quando substituídos por Mintrex. “O uso excessivo de minerais inorgânicos não é eficiente. É possível melhorar a produção substituindo o uso dos níveis atuais de minerais inorgânicos por menores níveis de minerais orgânicos. Essa solução se mostrou mais eficiente na suplementação de minerais e apresentou resultados ambientais e econômicos mais sustentáveis. “Estou falando de uma reformulação no programa mineral que reflete uma otimização destes microingredientes”, afirmou o especialista.
A solução
Em um cenário de maior produtividade, melhor saúde dos animais e crescente preocupação com a questões ambientais, as fontes orgânicas de minerais têm sido pesquisadas e utilizadas para diferentes espécies e sistemas de produção.
Os minerais orgânicos Mintrex têm efeitos positivos sobre a estruturação dos tecidos, desempenho reprodutivo e a melhoria da saúde geral dos animais, ressalta a zootecnista e técnica em avicultura da Novus do Brasil, Raquel Araujo. “A molécula do Mintrex possui uma maior estabilidade, permitindo que o mineral atinja o intestino delgado e seja absorvido no local específico do epitélio intestinal. A suplementação com estes microminerais orgânicos vem aumentando consistentemente devido a essas vantagens”, disse.
A especialista aposta no retorno econômico para os produtores dessa solução. “Temos total segurança e dados científicos que garantem a viabilidade da redução de 50% dos níveis comerciais de minerais suplementados com fonte mineral inorgânica quando substituídos por Mintrex, proporcionando um maior retorno econômico alcançado através dos benefícios adquiridos com o uso do programa”.
A linha Mintrex será um dos destaques da Novus do Brasil em seu estande, de 17 a 19 de abril, no XIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, Santa Catarina.