O período de recuperação e expansão que vive o mercado mundial da carne se refletiu na Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne – Mercoagro 2010 – encerrada na ultima sexta-feira, em Chapecó (SC): os 650 expositores fecharam ou agendaram negócios da ordem de US$ 150 milhões.
A avaliação final foi anunciada nesta semana pelas entidades organizadoras e, de acordo com o coordenador geral Vincenzo Mastrogiacomo, as vendas foram concretizadas durante os quatro dias da feira ou agendadas para os seis meses subsequentes. A expo-feira recebeu cerca de 35 mil visitantes do Brasil e do exterior. As transações e a visitação pública ficaram dentro das previsões da comissão central organizadora (CCO).
Mastrogiacomo detalhou que 60% dos negócios direcionaram-se para o mercado interno e 40% envolveram fabricantes e compradores de 16 países visitantes. Estiveram presentes na Mercoagro expositores da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Holanda, Inglaterra, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Máquinas, equipamentos e implementos representaram cerca de 70% das vendas. Mais de 80% dos expositores países apresentaram lançamentos, grande parte registrando o crescente emprego de recursos de automação industrial em fases do processo produtivo.
O presidente da empresa realizadora e organizadora, Alexandre Barbosa, assinalou que “o sucesso da oitava edição da Mercoagro foi a mostra de que temos uma feira consolidada, o que ficou evidenciado tanto na variedade de produtos e lançamentos, quanto na visitação qualificada. Sem dúvida, somos referência para o setor de industrialização e processamento da carne.”
Observou que os resultados altamente positivos confirmam a tendência de crescimento da ampla e vasta cadeia produtiva da carne no Brasil e no exterior: “O mercado vive um bom momento e o Brasil está no centro desse fenômeno”.
Os resultados da expo-feira motivaram o presidente da entidade promotora, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), João Carlos Stakonski, a propor a construção de um novo parque de exposições para realização de feiras nacionais e internacionais. O projeto tem o apoio da Administração municipal e será tratado dentro do regime de parcerias público-privadas (PPP).
Uma completa programação paralela, de natureza técnica e científica, acompanhou a Mercoagro 2010 na forma do 8o Seminário Internacional de Industrialização da Carne, da Clínica Tecnológica e do Laboratório Experimental. Com informações da assessoria de imprensa da Mercoagro 2010.