Redação (13/12/06) – Presente em mais de 80 países e com agressiva taxa de crescimento, Novus traz novos produtos e amplia sua estrutura no País. Prioridade da empresa é fortalecer presença nos líderes mundiais de produção: Brasil, EUA, China, Índia, Europa e Tailândia.
A importância e dimensão do mercado brasileiro de carne de frangos, suína e bovina, ovos e leite, negócios que movimentam mais de R$ 100 bilhões por ano com a oferta de 20 milhões de toneladas de carnes e 25 bilhões de litros de leite, impulsionam investimentos no País da Novus, líder mundial em nutrição e saúde animal.
A empresa, que tem volume anual de vendas superior a US$ 500 milhões e pertence aos grupos Mitsui e Nippon Soda, vem obtendo excepcional crescimento nos últimos anos. Até recentemente, focava no Brasil apenas nos seus produtos mais importantes: a metionina líquida Alimet, líder mundial no segmento; e o antioxidante Santoquin.
Como parte da estratégia de ampliação de sua atuação, a Novus está aumentando consideravelmente sua estrutura, com investimentos em pesquisas e lançamentos de produtos em várias partes do mundo. No Brasil, está ampliando seu portifólio com novas soluções integradas em nutrição e saúde animal, fortalecendo seus negócios em suinocultura, pecuária de corte e leite, aqüacultura e animais de companhia, além da avicultura, na qual já estava presente.
“A Novus amplia sua participação nos países que ditarão o ritmo do crescimento mundial nas próximas décadas. Não temos dúvidas que a oferta de alimentos e a maior demanda por produtos estará centralizada nos Estados Unidos, Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Europa e Tailândia, países nos quais a Novus quer ganhar cada vez mais espaço”, explica o vice-presidente Giovanni Gasperoni.
“Em nossa estratégia sempre consideramos a presença mais forte e consolidada no Brasil, um dos líderes mundiais em produção animal. É o que estamos fazendo agora. Todas as organizações que desejam crescer nas áreas de nutrição e saúde animal têm de estar aqui”, acrescenta Jorge Munoz, diretor para a América Latina.
Lançamentos Os investimentos da Novus envolvem o lançamento de soluções modernas em nutrição e saúde animal, como Mintrex (microminerais orgânicos); Activate (linha de ácidos orgânicos para rações de animais de produção e de companhia); MHA (suplemento alimentar), a qualidade do Alimet agora na versão pó; Santoquin (antioxidante que fornece comprovada proteção contra a rancidez e os processos oxidativos) e Feed Guard (antioxidante de qualidade que protege as rações, os ingredientes e os animais dos efeitos prejudiciais da oxidação). Além desses, novos produtos estão em pauta.
Objetivando o desenvolvimento de insumos adequados à realidade brasileira, a Novus também elaborou projetos de parceria com produtores e instituições de pesquisas e ensino no País. “Essa é uma característica marcante da Novus em sua atuação global. Trabalhamos em sintonia com parceiros comerciais e de pesquisa para potencializar nossa atuação no mercado, atendendo as reais necessidades da produção animal”, ressalta Muoz.
Presença global Líder mundial nos mercados de nutrição e saúde animal onde atua, aNovus possui sete fábricas espalhadas pela América do Norte, Europa e Ásia. Nos EUA, a empresa também possui seu centro de pesquisas, no qual trabalham cerca de 50 especialistas das mais diversas áreas. É de lá que saem as novas tecnologias para auxiliar os produtores de proteínas animais e donos de animais de estimação a obter melhor resultado em seus negócios e cuidar melhor dos seus pets.
O vice-presidente da Novus, Giovanni Gasperoni, ressalta uma importante característica da empresa que ajuda a explicar o seu crescimento no mundo: o acompanhamento de todas as fases de desenvolvimento dos produtos antes do lançamento. “A Novus faz questão de testar todas as fases do produto, do laboratório ao campo, do experimento até os resultados reais apresentados pelos animais. Essa é a nossa fórmula para garantir qualidade, segurança e consciência ambiental dos insumos disponibilizados ao mercado, o que proporciona excelente desempenho”, explica Gasperoni, assinalando que a Novus faz parte de uma nova geração de empresas de insumos para nutrição e saúde animal. “Estamos comprometidos com o aumento da produção de alimentos, mas sem esquecer segurança, qualidade e bem-estar animal”.
Ações Sociais Além do comprometimento com o desenvolvimento dos seus produtos segundo os padrões da segurança alimentar, bem-estar animal e respeito ao meio ambiente, a Novus também tem como característica o investimento em projetos de cunho social. Um deles é o Matching Program, no qual a empresa estimula seus funcionários a fazer doações para ONGs que ajudam pessoas carentes. A Novus dobra o valor arrecadado dos seus colaboradores. Outro programa da empresa patrocina os estudos de graduação de estudantes chineses; e alguns podem até estagiar no centro de pesquisas da empresa, nos EUA. Além dos programas, a Novus estimula a adoção à distância, na qual o funcionário, ao invés de ajudar com dinheiro, presenteia as crianças adotadas com brinquedos. Esses projetos também poderão chegar ao Brasil.