Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

"O foco é a qualidade"

A Expointer 2010 terá o menor número de animais inscritos desde 2001, mas está focada em outros diferenciais.

A Expointer 2010 terá o menor número de animais de argola inscritos desde 2001, quando foram registrados 5.008. O levantamento apresentado ontem pela Secretaria da Agricultura (Seappa) aponta cadastro de 5.628 exemplares, baixa de 8,29% em relação ao ano passado. A queda foi generalizada, mas os maiores recuos quantitativos estão entre as aves e os ovinos, que juntos representam baixa de 421 animais. Segundo o chefe de Exposições e Feiras da Seappa, José Arthur Martins, o declínio era esperado frente à necessidade evidenciada nas edições anteriores de readequação à capacidade de acomodação no Parque Assis Brasil, em Esteio. Nos últimos anos, entidades defensoras do bem-estar animal protestaram contra a superlotação.

Nas aves, era comum dois exemplares dividirem a mesma gaiola. Nos ovinos, o uso compartilhado de box também era frequente. Por isso, as associações decidiram participar somente com exemplares Puros de Origem (PO), cortando os RGB. A expectativa do presidente da Arco, Paulo Schwab, é que acabem os problemas. “O foco não é quantidade é qualidade.” Em termos percentuais, a maior queda é dos suínos, de 32,46%. Se a exposição de 2010 mantiver o índice histórico de quebra de 20% entre inscritos e participantes, o parque deve receber 4,8 mil exemplares.

No primeiro semestre, a governadora autorizou R$ 6 milhões para a infraestrutura do parque, sendo R$ 3 milhões em projetos para a Expointer. De acordo com o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, não há espaço físico para ampliar a ocupação dos pavilhões e, considerando que as estruturas do parque ficam ociosas a maior parte do ano, investimentos em novas edificações têm de ser muito avaliados.

As inscrições de rústicos prosseguem até 6 de agosto. Depois, técnicos farão a revisão dos inscritos nas propriedades. A única mudança sanitária refere-se ao ingresso dos ovinos que será permitido perante a apresentação de exame ou atestado comprovando que os animais não têm epiditimite. A Expointer ocorrerá de 28 de agosto a 5 de setembro.