Tecnologias de produção orgânica poderão ser vistas no estande do Ministério da Agricultura na BioFach América Latina 2009, importante evento de produtos orgânicos, de 28 a 30 de outubro, no Transamérica ExpoCenter, São Paulo (SP). A Embrapa Agrobiologia/RJ levará informações que vão desde o cultivo orgânico de café e de fruteiras, inoculação de sementes de leguminosas e recuperação de áreas degradadas, até adubação verde e cobertura viva do solo com leguminosas perenes.
Os pesquisadores do centro de pesquisa também apresentarão a vermicompostagem, com um miniminhocário em vidro e bambu. A pecuária orgânica pantaneira será mostrada pela Embrapa Pantanal/MS. A Conab abordará produtos orgânicos e a sustentabilidade ambiental por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Já a Ceagesp exporá frutas e verduras orgânicas.
Na quinta-feira (29/10), às 15h20, o coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, fará palestra sobre a agricultura orgânica e a água. )10
São mais de nove mil brasileiros e estrangeiros visitantes e cerca de quinze países expositores, entre eles, Alemanha, Espanha, Índia, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Estão programadas também visitas a produtores e pontos de venda de produtos orgânicos.
Legislação dos orgânicos – A agricultura orgânica no Brasil passou a ter regras regulamentando, desde o funcionamento do sistema de produção na propriedade rural até os pontos de comercialização, com a publicação do Decreto nº 6323/2007.
Três instruções normativas que regem os orgânicos foram divulgadas em maio deste ano. As normas técnicas para o extrativismo sustentável orgânico estão na Instrução Normativa n° 17. Os procedimentos para o processamento, armazenamento e transporte de produtos, a obrigatoriedade do uso de boas práticas de manuseio e processamento e a atualização de registros de manutenção da qualidade desses alimentos são tratados na Instrução Normativa n° 18. Os mecanismos de controle e informação da qualidade dos produtos orgânicos constam na Instrução Normativa nº 19 . A norma cria ainda o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg).
Selo Oficial – A partir de janeiro de 2010, os produtos orgânicos deverão estampar em suas embalagens o Selo Brasileiro de Conformidade Orgânica. Os produtos comercializados pelos agricultores familiares, diretamente aos consumidores, não precisam do selo oficial, basta que estejam cadastrados no Ministério da Agricultura.
Campanha dos orgânicos – Para mostrar à população a importância dos alimentos orgânicos e incentivar o seu consumo, foi veiculado o vídeo Entre para o Mundo da Vida Saudável. Prefira Alimentos Orgânicos, em TV aberta e fechada, nas salas de cinemas e na internet, em maio deste ano. A campanha do Mapa incluiu, também, a cartilha Produtos orgânicos – O olho do consumidor, cartazes e anúncios em revista de circulação nacional. Breve, será lançado um hot site com informações sobre os orgânicos.