Da Redação 08/12/2004 – No setor de saúde animal, dominado por multinacionais e com crescimento de receita previsto em 14% neste ano, para US$ 700 milhões, uma empresa de pequeno porte cresce acima da média e aumenta suas apostas nas exportações. Trata-se da Ouro Fino, de Ribeirão Preto (SP), que espera faturar neste ano R$ 94 milhões, 38% acima de 2003, e estima crescer mais 36% em 2005.
O resultado é atribuído às vendas externas, que neste ano cresceram 70%, para R$ 14 milhões. “A meta é dobrar as exportações em 2005, com o aumento de vendas para África e a abertura de novos mercados”, disse Carlos Henrique, diretor comercial.
A Ouro Fino – que fabrica produtos de saúde animal para bovinos, aves, suínos, entre outros – começou a exportar em 1996, tendo como primeiro mercado o México, onde a empresa mantém um escritório comercial há oito anos. Hoje, o grupo exporta para 24 países, sendo 15 da África e o restante na América Latina.
Henrique diz que o grupo estuda abrir escritórios nos Estados Unidos, Europa e Austrália, áreas que pretende atingir a partir de 2006. Para atender a esses mercados, a empresa investiu US$ 15 milhões, nos últimos três anos, na instalação de uma fábrica em Cravinhos (SP), que entrará em operação em maio de 2005. Do total aplicado, metade foi investido com recursos próprios, 15% vieram da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o restante foi financiado pelo BNDES.
A unidade tem o triplo da capacidade produtiva da fábrica de Ribeirão Preto (que produz 2 milhões de medicamentos por mês) e é certificada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) – o que facilita a entrada dos produtos em terras americanas.
A Ouro Fino vai transferir toda a produção (com exceção das linhas à base de penicilina) para Cravinhos. A empresa também pretende terceirizar parte da capacidade produtiva da unidade para outras indústrias. A intenção, segundo Henrique, era fechar a fábrica de Ribeirão Preto, mas o aumento de 35% nas vendas internas neste ano e a previsão de crescer 25% em 2005 fizeram o grupo manter a unidade, que também produzirá novas linhas para aves e suínos.
Fundada em 1987, a Ouro Fino começou com a venda de produtos para aves e suínos, que hoje representam 20% do faturamento. Os produtos para bovinos foram incluídos no portfólio da empresa em 1993 e hoje responde por metade da sua receita.