Da Redação 12/11/2003 – 08h40 – O Empreendedor do Ano é uma iniciativa da Ernst & Young para estimular a prática do empreendedorismo, atividade que gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico do País; a Ouro Fino Produtos Veterinários (www.ourofinovet.com.br) foi a primeira empresa do agronegócio brasileiro a concorrer ao prêmio.
A Ernst & Young, a mais conceituada empresa de consultoria empresarial do mundo (110 mil profissionais em 130 países), realizou no final do mês de Outubro a premiação da 6 edição do Empreendedor do Ano, concurso que seleciona empresários ou dirigentes de empresas brasileiras que alavancaram seus negócios com sucesso, ousadia e criatividade. A cerimônia de premiação foi apresentada pelos jornalistas Carlos Nascimento e Mônica Waldvogel. Na abertura da festa, o presidente da Ernst & Young América do Sul, Julio Sergio Cardozo, destacou o papel inovador dos finalistas presentes. “Cada um de vocês têm modificado a maneira de viver, de aprender e de trabalhar nesse País”, disse.
Foram premiados os profissionais de sete ramos de atividade: Serviços, Comércio, Indústria, Tecnologia, Responsabilidade Social e Emerging – faixa que premia as companhias emergentes ou os pequenos empreendedores com boas projeções de crescimento em seus negócios. O vencedor Master of Business, destaque entre todas as categorias, irá representar o Brasil no prêmio mundial, em Monte Carlo, em 2004 (confira os premiados no quadro abaixo).
A Ouro Fino Produtos Veterinários (Ribeirão Preto/SP), representada por seu Diretor-Presidente Norival Bonamichi, concorreu ao prêmio na categoria Indústria com outras 4 empresas nacionais, selecionadas entre 800 empresas que se inscreveram, em uma cerimônia de gala no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo/SP. “O Programa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, atividade fundamental para a geração de empregos, o surgimento de novos negócios e o desenvolvimento econômico “, afirmou o presidente da Ernst & Young América do Sul, Júlio Sérgio Cardozo. Foi a primeira vez que uma empresa do agronegócio brasileiro concorreu ao prêmio.
Norival Bonamichi e sua esposa |
Ousadia e criatividade sempre foram características natas de Norival Bonamichi, consolidando um perfil empresarial que define muito bem os 16 anos de história e desenvolvimento da Ouro Fino, uma empresa 100% nacional. Natural de Inconfidentes/MG, Norival construiu uma carreira de sucesso mantendo desde o início fortes ligações com o agronegócio: formou-se em Tecnologia Agrícola e Zootecnia, trabalhou como supervisor de vendas para multinacionais da indústria de rações, além de representante e distribuidor de produtos agropecuários e veterinários, experiências que lhe proporcionaram um contato muito próximo ao setor agrícola.
Toda essa vivência e experiência adquiridas impulsionaram vôos mais altos. “Naquela época (1987), vi uma oportunidade no mercado veterinário, pois as empresas moviam-se lentamente e apresentavam um trabalho deficiente e inconstante, até porque haviam poucas empresas atuando. Até que um dia cheguei à conclusão de que fabricar produtos veterinários com formulações genéricas é algo bem mais simples do que comercializá-los”, revela Norival Bonamichi. Foi assim que nasceu a Produtos Veterinários Ouro Fino, em junho de 1987, com 3 funcionários, sua esposa na parte administrativa, e Norival e Jardel Massari, acionista da empresa até os dias de hoje, nas vendas. “Começamos registrando produtos terapêuticos para aves e suínos na forma de pó solúvel e passamos a vender estes produtos para grandes clientes do agronegócio tais como a Cooperativa de Descalvado, Perdigão, Frangosul, e outras. “O negócio deu tão certo que 1 ano após os inícios das atividades nós já possuíamos 8 produtos registrados e comercializando nossa produção própria”, lembra o Diretor-Presidente da Ouro Fino.
Em apenas 16 anos, a Ouro Fino projeta fechar o ano com um faturamento de R$ 70 milhões (em 2002, foram R$ 53 milhões); exporta para 18 países; possui 120 produtos (nas diversas formulações farmacêuticas: injetáveis, comprimidos, suspensões, pomadas, etc); emprega mais de 350 pessoas e está construindo aquela que será a mais moderna indústria de produtos veterinários da América Latina. “Somos hoje, a 10a empresa no ranking nacional de produtos veterinários com apenas 16 anos de fundação, concorrendo com mais de 120 indústrias e não possuindo por enquanto na linha produtos biológicos que correspondem a mais de 40% do mercado nacional”, salienta Bonamichi.
Hoje, o maior desafio da Ouro Fino é consolidar a empresa como uma companhia de atuação global. Atualmente, a empresa atua no mercado de produtos farmacêuticos com aplicação veterinária, mais precisamente remédios de base quimioterápica. À médio prazo, a Ouro Fino atuará como uma empresa de Ciências Agropecuárias e a longo prazo, uma empresa de Ciências que influenciam diretamente a vida das pessoas. Segundo Norival Bonamichi, para atingir estes objetivos a empresa vem estabelecendo convênios com órgãos de pesquisa para a incorporação de tecnologia na área de Biológicos (Instituto Butantan) na produção e desenvolvimento de vacinas, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Santa Maria na produção e desenvolvimento de enzimas, isolamento, adaptação e produção microorganismos de alto valor tecnológico e comercial, para produção de embutidos, aplicação na avicultura e suinocultura.
Outras estratégias importantes são o início das atividades da empresa no mercado de produtos Domissanitários (formicidas, baraticidas, raticidas, inseticidas aerossóis multiuso, etc.); convênio de cooperação tecnológica com a Embrapa na produção de sementes forrageiras e o surgimento da Ouro Fino Agrosciences, visando tanto o mercado externo e mercado nacional; a construção da nova unidade fabril da companhia, sob moldes internacionais, para atender as normas da Comunidade Européia e as normas do FDA americano e, finalmente, prospecções mercadológicas em vários países estabelecendo-se o vínculo entre as leis locais e a estrutura tecnológica, comercial e industrial da Produtos Veterinários Ouro Fino.
Somados à todos estes fatores, que credenciaram a Ouro Fino Produtos Veterinários e seu presidente a disputar o prêmio Empreendedor do Ano 2003 da Ernst & Young, merece destaque o Compromisso Social da empresa. A Ouro Fino tem como forte característica o interesse pelo bem estar dos seus colaboradores, familiares e também pela comunidade em que está inserida. Por isso, há vários anos vem promovendo ações, dentro e fora da empresa, incentivando seus colaboradores a participarem.
O marco dessas ações foi o reconhecimento dado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança no ano de 2000 (Empresa “Amiga da Criança”). Em 2001, com a ampliação do projeto, foi elaborado o primeiro Balanço Social da empresa, nos moldes criados pelo IBASE (Instituto de Análises Sociais e Econômicas Fundação Betinho), reafirmando assim o compromisso que a empresa assumiu com a causa social. Além disto, a empresa vem ampliando seus investimentos e o número de instituições assistidas: no total, são atendidas nestas instituições mais de 1.200 pessoas, que recebem educação, tratamento médico, assistência social e psicológica. A Apae de Ribeirão Preto, Apae Cravinhos, Egydio Pedreschi, Apae Descalvado, Casa Caio, Cantinho do Céu e Casas de Betânia são algumas destas instituições beneficiadas.