Redação AI 25/08/2003 – Cerca de 60 pessoas assistiram à palestra do bioquímico americano e diretor executivo do Egg Nutrition Center (ENC), Donald McNamara, nesta sexta-feira (22), em São Paulo. O especialista, que estuda as propriedades do colesterol desde 1966, veio ao Brasil pela terceira vez para falar sobre o potencial nutritivo do ovo e desmistificar algumas informações errôneas ligadas ao seu consumo e a doenças cardiovasculares. McNamara veio a convite da União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Associação Paulista de Avicultura (APA) e patrocinado por algumas empresas do setor.
Donald McNamara e o público formado por médicos, nutricionistas e produtores de ovos em encontro em São Paulo |
O especialista ressaltou a riqueza do nutriente colina, encontrado no ovo. Segundo McNamara, esta substância melhora a formação dos neurônios, estimula a memória, retarda a morte das células e tem um importante papel para nutrição da mulher e do bebê durante a gestação e a lactação. “O consumo de dois ovos por dia garante a suplementação necessária para uma boa gravidez e produção de leite”, afirma. O bioquímio também falou sobre a presença dos carotenóides no ovo, nutrientes que previnem a catarata e aumentam o plasma. “Além disso, o ovo, ao contrário do que muitos pensam, protege o organismo contra doenças cardiovasculares”.McNamara é o pioneiro a defender as qualidades do ovo no mundo, tendo muitas pesquisas reconhecidas e publicadas em todo o globo.
Visita aos políticos
Aproveitando a sua passagem pelo Brasil, Donald McNamara esteve na última quinta-feira (21) em Brasília (DF), para uma reunião com os ministros da Agricultura, Saúde e do Programa Fome Zero. No encontro, o especialista americano destacou a importância nutritiva do ovo e propôs a inclusão do alimento na merenda escolar brasileira e, ainda, o classificou como um grande trunfo ao Programa Fome Zero, já que se trata de uma proteína barata e em abundância no Brasil. Os ministros apresentaram-se receptivos às propostas e defesas de McNamara, solicitando o envio de seus estudos nutricionais sobre o ovo para uma avaliação mais criteriosa.