Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Palestra apresenta benefícios dos ovos para a saúde humana

A importância do ovo na saúde humana foi o assunto da palestra ministrada pela Lucia Endriukaite, consultora do Instituto Ovos Brasil

Palestra apresenta benefícios dos ovos para a saúde humana

Fotos: Felipe Amarelo/CoopeaviPor muitos anos se acreditava que o ovo era o vilão para o colesterol. Depois de inúmeras pesquisas por todo o mundo, já se sabe que ele está entre os alimentos mais ricos em nutrientes e é uma ótima fonte para quem busca uma vida saudável.

A importância do ovo na saúde humana foi o assunto da palestra ministrada pela Lucia Endriukaite, consultora do Instituto Ovos Brasil.

“Fiz uma abordagem geral sobre como o ovo é um alimento importante no nosso dia a dia. Ele tem proteína, inúmeros nutrientes, tem vitaminas, carotenoides, então tudo isso causa inúmeros benefícios para o funcionamento celular do nosso organismo”, disse.

Durante a palestra, Lucia foi questionada sobre a má fama do ovo em relação ao colesterol e explicou: “Acho que o preconceito em relação ao colesterol do ovo é passado, estamos em outra fase. Já foram feitos inúmeros estudos científicos desde a década de 70 até agora, e já está mais que provado que ele não é o vilão do colesterol e não faz mal à saúde, se consumido com equilíbrio, assim como qualquer alimento”.

Consumo

O brasileiro vem comendo mais ovos a cada ano. Segundo Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2014 foram consumidas 182 unidades per capita. Em 2015, esse número saltou para 191.

Entretanto, na casa de Nereida de Cássia esse consumo é muito maior e o que não falta é ovo na alimentação. Ela, que é de Santa Rita do Itueto, em Minas Gerais, participou da palestra para conhecer ainda mais os benefícios desse alimento.

“Na minha casa somos em três pessoas e consumimos cerca de 60 ovos por mês. Comecei me interessar sobre os benefícios desse alimento, e pode acreditar, depois que passei a comer mais ovos eu curei minha rosácea (doença de pele), melhorei minha visão e tudo isso sem ter ganho de peso. Hoje me sinto até mais disposta”, comemora. 

Nereide contou ainda que aprendeu sobre o armazenamento correto do ovo e sobre não poder lavar a sua casca.