Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Parceria da Sadia

<p>Parceria Sadia-Miratorg pode aguçar concorrência.</p>

Redação (23/06/03)- As empresas brasileiras do setor de carnes caminham rumo à internacionalização de seus negócios, para aprimorar a distribuição dos produtos, atender melhor as necessidades locais e reduzir as barreiras sanitárias e comerciais. Este é o caso da Sadia S.A. A empresa anunciou na sexta-feira investimento de US$ 70 milhões em parceria com o grupo russo Miratorg para industrializar derivados de carne de frango e suína para o país. Existem rumores de que a Perdigão S.A. estaria interessada em adquirir empresa na Europa, mas a companhia nega a informação. A Europa foi o destino de 28% dos R$ 2,8 bilhões que a Perdigão exportou em 2005. 

“A iniciativa da Sadia sinaliza um ciclo novo em que empresas brasileiras montam negócios no exterior em que trabalham com o produto final”, diz Ênio Marques, da MP Consultoria. Ele destaca que ao se tornar sócia, a empresa se beneficia da legislação local. As exportações da Sadia para a Eurásia – a maioria para a Rússia – representaram 21% da receita de embarques de R$ 4,1 bilhões em 2005. 

“É a forma de empresas como a Sadia driblarem barreiras pseudo-sanitárias, que são aquelas que têm cunho político, e não sanitário”, diz o analista Marcio Kawassaki, da Fator Corretora. Exemplo de barreira pseudo-sanitária é o embargo russo a Santa Catarina, estado que não foi afetado pela febre aftosa. 

O investimento da Sadia, diz, foi bem visto pelo mercado, mas terá efeito marginal sobre a receita da empresa. Por isso, a Fator manteve a recomendação de manutenção do papel, sem previsão de mudança. 

Para outros, a parceria da Sadia com a Miratorg, que já distribui os produtos da empresa na Rússia, é uma forma de ampliar a presença da marca e fortalecer a distribuição no país, embora os custos operacionais sejam menores se a produção permanecesse concentrada no Brasil. 

No ano passado, outras empresas do setor investiram na internacionalização de seus negócios. No início de 2005, a Coopercentral Aurora fechou parceria com a Midsummer Belgium, de Bruxelas, que assumiu a distribuição de carne de frango e cortes da empresa na Europa. O Grupo Friboi anunciou a compra do controle acionário da Swift Armour S.A. Argentina.