Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Parceria entre PNDS e Senar Nacional já capacitou mais de 500 profissionais de granjas em 2012

Treinamento objetiva elevar o grau de tecnificação das granjas de suínos brasileiras.

Parceria entre PNDS e Senar Nacional já capacitou mais de 500 profissionais de granjas em 2012

Certo da necessidade em investir nos treinamentos e na capacitação dos profissionais que atuam nas granjas de suínos, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) selou em 2011 uma parceria de sucesso com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Com objetivo de elaborar um treinamento modular com foco em manejo e gestão de granjas e reformular material didático com as mais modernas técnicas de produção, a parceria preparou instrutores cadastrados no SENAR para ministrarem cursos aos suinocultores e colaboradores das granjas nos estados participantes do projeto. Apenas em 2012 foram desenvolvidas mais de 70 turmas de nordeste a sul do país, preparando cerca de 500 profissionais com o que há de conteúdo mais atualizado sobre suinocultura.

Divido em 7 módulos, o treinamento tem como foco gerar informações de unificação e melhoria nos processos produtivos, além de padronização na produção, melhorando a eficiência dos trabalhos e dos índices zootécnicos e econômicos. A divisão dos módulos é referente às áreas macros da atividade como manutenção da granja, manejo de reprodução, maternidade, terminação e creche, além da fábrica de ração. Segundo Ronie Pinheiro, consultor da Integrall Soluções em Produção Animal – empresa responsável pela capacitação dos instrutores do Senar –, “as ações propostas pelo treinamento aprimoram também o grau de satisfação do colaborador, ampliando seu reconhecimento e até sua remuneração, o que retorna diretamente para o crescimento da atividade”, diz.

Responsável por 25 turmas realizadas neste ano e mais de 250 profissionais capacitados, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) em parceria com o SENAR/GO acredita que será possível fazer ainda mais no próximo ano. “O curso de capacitação em suinocultura elaborado pelo SENAR é rico em conhecimento e novas técnicas, por isso, nossa preocupação em levar ao maior número de granjas e colaboradores possíveis. Sabemos de sua importância para  suinocultura regional e estamos satisfeitos com os resultados atingidos neste ano”, comenta a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves.

“As associações estaduais foram o elo mobilizador nos estados e o Senar Uf’s viabilizou financeiramente os treinamentos”, explica a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado e destaca: “essa é uma oportunidade única de qualificação gratuita da mão de obra dos suinocultores brasileiros. Um treinamento modular e com apostilas elaboradas com o mais atualizado conteúdo”.

Para o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, a entidade é um agente catalisador. “Atendemos a diversas demandas do agronegócio brasileiro e fomos muito assertivos em consolidar essa parceria para desenvolvimento da suinocultura”, comenta o secretário. Outro treinamento de instrutores do Senar já está programado para o primeiro trimestre de 2013 e trará conteúdo atualizado para a formação de mais profissionais.

Futuro da suinocultura

A partir de 2013, a suinocultura estará  inserida no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), desenvolvido pelo SENAR em parceria com o Ministério da Educação, que busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo. As capacitações são direcionadas à formação inicial continuada de alunos de ensino médio das escolas estaduais.

No início do ano, serão capacitados instrutores do Programa para repasse dos conhecimentos específicos do setor de suínos. A expectativa é que os primeiros cursos já sejam realizados no primeiro semestre, por meio da mobilização das entidades afiliadas a ABCS e o Senar estaduais.