Redação SI 22/09/2004 – A Schering-Plough Coopers lançou, no final de 2002, um projeto único no mercado brasileiro de suinocultura, o Pec-Parto, um programa econômico de gerenciamento de saúde reprodutiva dos rebanhos. “O objetivo foi aumentar o número de leitões por parto, através do controle das principais patologias reprodutivas. Os participantes contaram com o apoio da equipe Schering-Plough Coopers para diagnosticar, analisar e tratar as doenças mais comuns entre as populações de suínos”, ressalta Amilton Silva, gerente de Mercado de Suinocultura da Schering-Plough Coopers.
A etapa regional do prêmio já foi encerrada e seus ganhadores foram: Granja Montesui, em Goiânia; Granja São Francisco, em Minas Gerais; Granja Petrechen, no Paraná e Granja Cabanha Genética Languiru, no Rio Grande do Sul. Cada vencedor ganhou R$ 2.000,00 de bônus em produtos da empresa. Entre todas as participantes do Pec-Parto, a empresa ou granja que obtiver maior eficiência reprodutiva no ano (maior média de quilos por leitão desmamado), ganhará um Fiat Uno zero km. A final da etapa nacional do prêmio ocorrerá em outubro, onde a granja vencedora receberá o carro na hora.
Segundo depoimento de alguns premiados o Pec-Parto tem contribuído muito para diminuir as doenças nas granjas. “O programa atendeu nossas expectativas. Diminuíram as movimentações de leitões mais fracos para mães-de-leite e as ninhadas estão mais homogêneas”, comenta Juarez Sora, proprietário da Granja São Francisco. “Após a implantação do programa, já se pode perceber que houve diminuição nos casos de porcas que secam o leite e também do uso de medicamentos injetáveis, como antibióticos, ocitocina e antipiréticos, assegura Marcos Henrique de Oliveira, Gerente de Produção da Granja da Pecuária Montesui.
“O Pec-parto oferece aos suinocultores um programa eficiente, eficaz e viável para controlar as patologias reprodutivas, visando no final aumentar a lucratividade da granja comercializando mais leitões e leitões mais pesados. Tivemos uma excelente aceitação por parte dos suinocultores em participar deste programa, o programa foi um sucesso total”, comemora Amilton Silva.