Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Perdigão entra no mercado de Pet Food

<p>Empresa lança linhas de rações para atender necessidades específicas de cada animal, de acordo com os portes, etapa da vida e paladar.</p>

Redação (15/03/07) – A Perdigão inicia a partir de abril sua atuação no mercado de Pet Food com o lançamento das rações para cães das marcas Balance e Supper. Os produtos são os primeiros do portfólio da Essencial Pet Care, divisão criada especialmente para o segmento e que representa mais um passo no processo de diversificação da companhia, identificando oportunidades em setores com grande perspectiva de crescimento.

A entrada neste mercado levou em conta a disponibilidade de infra-estrutura produtiva e matérias-primas na variada cadeia de produção da empresa.  A alta tecnologia detida pela Perdigão no fabrico de rações e seu amplo know how em nutrição animal são importantes diferenciais que possibilitaram à Essencial Pet Care disponibilizar produtos de elevado padrão de qualidade.

“A Perdigão mantém sete fábricas de rações. A produção dessas plantas é destinada à alimentação dos plantéis de aves e suínos da empresa e atende ainda criadores de outras espécies. Para produzir as rações para cães, feitas à base de carne de frango e bovinos, foram investidos cerca de R$ 4 milhões na montagem de uma moderna linha, instalada na unidade de Francisco Beltrão, no Paraná, e cujos volumes de produção serão adaptados à demanda de mercado”, informa Nilvo Mittanck, diretor de suprimentos e logística e também responsável pela nova divisão.

O sistema de distribuição de rações vai se diferenciar do utilizado pelo core business da empresa, já que se trata de um produto seco. Serão utilizados representantes e distribuidores terceirizados. As demais fábricas de ração da Perdigão servirão como suporte logístico para a distribuição dos novos produtos nas regiões onde estão instaladas. As rações serão comercializadas, inicialmente, na região Sul e em São Paulo, praças com maior concentração de número de cães no Brasil.

Hoje, o país conta com 28,8 milhões destes animais – a relação é de um cão para cada seis habitantes. Os canais de venda serão os especializados – pet shops, clínicas veterinárias e casas agropecuárias. Neste último canal, a Perdigão já tem forte presença com rações para outras espécies de animais de criação. “O nosso objetivo é atingir, até o final de 2009, 3% de participação do volume total do mercado”, projeta Nilvo. Para tanto, haverá ainda ações de marketing do produto junto ao seu público-alvo.

BALANCE E SUPPER

As formulações das rações das marcas Balance e Supper unem ingredientes cuidadosamente selecionados, enriquecidos com vitaminas e sais minerais, ao que há de mais moderno em equipamentos e pesquisa.

A linha Balance será apresentada em cinco diferentes variedades: Filhotes Raças Pequenas, Filhotes Raças Médias e Grandes, Adultos Raças Pequenas, Adultos Raças Médias e Grandes e Adultos Sênior. Esta última, com ingredientes que trazem benefícios como a manutenção da vitalidade, saúde do sistema imunológico, articulações saudáveis e prevenção da osteoporose. Estes produtos serão comercializados inicialmente em embalagens de 1 e 15 quilos.

Ao elaborar os alimentos da linha Balance, a Essencial Pet Care teve o cuidado de selecionar nutrientes que atendessem às necessidades específicas de cada animal, de acordo com os portes, etapa da vida e paladar. Os produtos apresentam em sua formulação a proposta de inovação da Essencial Pet Care, que, além dos vegetais e das tradicionais carnes de frango e bovina, contam com adição de maçã, habitualmente oferecida aos animais por seus donos como um snack saudável.

Todos os produtos Balance contêm ingredientes selecionados, adicionados de levedura que atua no metabolismo intestinal, melhorando a absorção de nutrientes. Contam ainda com perfeito equilíbrio entre Ômegas 3 e 6 para pele saudável e pelagem brilhante, além de alta digestibilidade e extrato de Yucca para fezes mais firmes e com menor volume e odor.

A busca constante das pessoas por maior qualidade de vida faz com que os donos estendam essa preocupação para seus animais de estimação. Foi pensando nesta relação especial que a empresa optou pelo conceito de vida saudável nas embalagens da linha Balance, mostrando cães em movimento. As imagens refletem o equilíbrio de Balance, um perfeito balanço entre nutrição e sabor em cada variedade.

A linha Supper contará com as versões Filhotes e Adultos. As formulações são completas e balanceadas dispensando qualquer tipo de suplementação alimentar. O excelente sabor assegura fácil aceitação pelos cães. Será comercializada em embalagens de 2, 15 e 25 quilos, no sabor Carne e Ossinhos.

MERCADO DE PET NO BRASIL

O mercado de pet food está em franca expansão no Brasil. Segundo Nilvo Mittanck, o setor cresceu, em média, 20% ao ano desde 1990. “O que colabora para este crescimento é o cuidado e importância cada vez maiores, destinados aos animais de estimação, que são considerados membros da família”, explica o diretor de suprimentos e logística.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet), em 2005, foram produzidas 1,5 milhão de toneladas de ração, perfazendo um faturamento de US$ 1,8 bilhão no mercado interno.