Redação (13/06/06)- A Perdigão estará inaugurando na manhã de hoje o Incubatório Castro. Ao todo, são três etapas, que devem gerar 140 empregos diretos dentro de quatro anos. A área total desta primeira unidade é de 6,35 mil metros quadrados. São três salas com oito incubadoras cada, com capacidade total de 124 mil ovos cada. Com 18 dias, os ovos serão transferidos para os nascedouros e mantidos sempre com temperatura e umidade controladas automaticamente, num ambiente 100% climatizado. A temperatura média será de 37,5 C.
As normas de higiene serão garantidas por rigorosos controles para a entrada de pessoas e na manipulação de produtos e equipamentos, seguindo padrões internacionais. Esta primeira fase da unidade também contará com vestiários, refeitório, salas de descanso, setor de vacinas, sala de pintainhos (com capacidade para 170 mil pintainhos, com separação de machos e fêmeas), 24 nascedouros, entre outros setores.
A prefeitura foi a responsável pela terraplanagem e pela construção de um poço artesiano ao lado da unidade. Será captada a água de lençóis freáticos a 100 metros de profundidade para abastecer a indústria. Ao todo, a Perdigão está investindo R$ 18 milhões em Castro, nas duas etapas da construção do incubatório, marcando a criação do distrito industrial do município. A unidade está localizada na PR-151, sentido Piraí do Sul, a cerca de 10 quilômetros do centro de Castro.