Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pig Tour da Alltech

Representantes da suinocultura dinamarquesa visitam propriedades brasileiras.

Redação AI 26/03/2004 – 08h48 – Representantes de grandes organizações suinícolas, especialistas em alimentação animal e dirigentes de entidades de produtores da Dinamarca estiveram no Brasil, entre de 14 a 17 de março. A visita fez parte da Alltech`s Pig Tour, realizada pela Alltech do Brasil, em Foz do Iguaçu e região (PR), com o objetivo de aprofundar o relacionamento entre produtores dos dois países.

Os empresários convidados, que juntos representam 70% da suinocultura dinamarquesa, conheceram de perto importantes exemplos da cadeia de produção de suínos do Brasil, visitando granjas, processadores de soja, fábrica de embutidos e cooperativas do Paraná.

Os dinamarqueses também puderam trocar experiências com os suinocultores brasileiros e com especialistas em nutrição e saúde de suínos, durante o ciclo de palestras que abordou as tendências e práticas atuais da suinocultura brasileira, aspectos relacionados à produção, à sanidade e à alimentação, como custos, fórmulas e uso de probióticos. O manejo sanitário e nutricional das granjas brasileiras e também o custo de mão-de-obra foram aspectos ressaltados pelos visitantes. No Brasil, um funcionário recebe por mês aproximadamente US$ 200; na Dinamarca o mesmo profissional tem salário médio de US$ 2 mil, o que impacta diretamente nos custos de produção.

Destaque ainda ao profissionalismo do suinocultor brasileiro e, em especial, ao potencial de crescimento da atividade no Brasil, o que premia a iniciativa da Alltech do Brasil, empresa de soluções naturais para saúde e alimentação animal. “Em 2003, um grupo de suinocultores brasileiros esteve na Dinamarca, conhecendo a realidade da suinocultura daquele país, que aboliu os antibióticos promotores de crescimento e têm alcançado índices de produtividade invejáveis. Agora foi a vez da vinda dos dinamarqueses ao Brasil, para conhecer a nossa realidade, integração, aprendizado e também negócios”, ressalta Guilherme Minozzo, diretor da Alltech do Brasil.

Essa não foi a primeira vez que produtores de outros países vieram ao Brasil a convite da Alltech, para conhecer a produção animal do País. Em março do ano passado, um grupo de produtores da França e Portugal esteve no País para conhecer de perto nossa suinocultura e, em outubro, empresários da Austrália e Ásia conheceram a avicultura brasileira. Em 2002, avicultores ingleses vieram conhecer de perto nossa realidade. O objetivo dessas viagens é a integração entre produtores, colaborando, assim, para o aumento da competitividade das carnes brasileiras no mercado internacional.