Redação AI – 31/01/01 – Nas três últimas safras de milho a Pioneer Sementes vem apresentando um desempenho de vendas surpreendente, superando as expectativas e projeções mais otimistas. Na safra 2000/2001, quando a área de milho aumentou próximo a 15%, a Pioneer apresentou um crescimento de 40% em relação ao ano anterior, vendendo mais de 1.200.000 sacos de sementes de milho. Na soja – em seu segundo ano de atuação neste mercado, mais especificamente no Brasil Central – num ano em que o mercado evoluiu menos de 5% a Pioneer teve um crescimento de aproximadamente 45%.
Com uma série de novos produtos em fase de desenvolvimento e de testes para lançamento nos próximos anos, a Pioneer vem executando um programa de investimentos para qualificar ainda mais sua pesquisa, sua produção e sua linha de produtos.
Para levar ao mercado o híbrido certo na hora certa e com a qualidade que o produtor brasileiro precisa, a Pioneer está investindo mais de US$ 9 milhões em dois anos nas unidades de produção de Santa Cruz do Sul (RS); Santa Rosa (RS); e, principalmente, em Itumbiara (GO). A construção de uma nova unidade de Semente Matriz possibilitou a concentração de, praticamente, toda a produção de semente básica em Itumbiara. Além disso, nessa unidade foi duplicada a capacidade de produção de sementes comerciais com ampliações e modernizações na descarga, seleção manual e, principalmente, nos secadores, que em geral é o ponto nevrálgico do processo de beneficiamento das sementes. Para março de 2001 está previsto o início de uma nova fase das ampliações de Itumbiara com a construção de mais um secador, uma bateria de silos, readequação da torre de classificação e mais duas câmaras frias.
Na área de pesquisa a Pioneer contratou três novos pesquisadores para atuarem no desenvolvimento de novas cultivares de milho e de soja. A soma do conhecimento e a experiência desses cientistas permitirá maior agilidade para levar ao mercado novos e melhores produtos com a qualidade genética superior, que sempre caracterizou a linha de sementes marca Pioneer.
Com o objetivo de estar cada vez mais junto ao seu cliente, a Pioneer ampliou a sua força técnica e equipe de vendas. Esse aumento de pessoal reforça ainda mais a presença da Pioneer no campo, levando informação e serviços para o agricultor produzir cada vez mais e melhor. Essas ações estão alinhadas com os objetivos da empresa: produtos de qualidade superior, fornecedor confiável, eficiência e constante desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo de produzir sementes com a marca Pioneer.
Esse nível de investimentos mostra o quanto a Pioneer e o grupo DuPont, do qual a Pioneer faz parte, acredita no presente e, em especial, no futuro da agricultura brasileira.
A Pioneer Sementes – a maior e mais antiga empresa de genética de cereais do mundo – está presente há quase 30 anos no mercado brasileiro, focada basicamente para o mercado de alta tecnologia de milho, soja e sorgo.