Redação AI 10/09/2002 – A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) realizou no dia 30 de agosto de 2002 o 7 Seminário Frangos e Ovos, com o patrocínio das empresas Granja Planalto e Paraibuna Embalagens.
O evento contou com palestras de três especialistas que falaram sobre as propriedades da carne de frango e de ovos: o médico Sérgio Puppin, autor do livro “Verdades e Mitos nas Doenças Cardiovasculares”, o professor da Universidade Federal de Lavras (RS) Antônio Bertechini e o professor de zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Antônio Mário Penz Júnior.
Durante as palestras proferidas no Seminário todos os especialistas criticaram a propaganda negativa iniciada na década de 70 por cardiologistas que culpavam o colesterol pelos ataques cardíacos.
Para Puppin, o infarto não é provocado pelo colesterol mas sim pelos óleos hidrogenados como as margarinas. Puppin afirmou em sua palestra que “é preciso voltar ao passado e utilizar gordura animal”.
Segundo Bertechini, desde 1995 quando estudos desvincularam o colesterol do ovo das doenças do coração o consumo de ovos é crescente em países desenvolvidos, mas no Brasil isso ainda não ocorreu. “O ovo é o alimento mais completo depois do leite materno. É o melhor aliado na luta contra a desnutrição.” destacou Bertechini.
Já Penz afirmou na sua palestra que as melhorias genéticas vindas de cruzamentos controlados durante 50 anos tornaram o animal bem melhor. Pens afirma que apenas 100 gramas de carne de frango já fornecem 52% das proteínas e toda a quantidade de aminoácidos necessária ao homem. Penz criticou a defazagem do preço do frango em relação à inflação.