Nos dias 19 e 21 de setembro mais de 7 mil visitantes estiveram presentes na 17ª SuperOeste, na cidade de Cascavel/PR com o objetivo de realizar negócios entre supermercadistas do oeste do Paraná e fornecedores de todo o Brasil, mas, em especial, da indústria regional. Como parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) reuniu mais de 60 pessoas no curso de cortes de carne suína, ministrado pelo mestre açougueiro Daniel Furtado, em parceria com a Apras – Associação Paranaense de Supermercados e contou com a participação de mais de 30 supermercados da cidade, participando do curso proprietários e açougueiros.
A gerente de treinamento da Apras, Andrea Luy, explica que os empresários do setor têm percebido o quanto a carcaça suína pode ser explorada e aproveitada em sua totalidade. “Para os supermercadistas o ‘mix’ de produtos derivados da carne suína ainda era muito pequeno, com o curso foi possível compreender o aproveitamento da carcaça, a diminuição da quebra na desossa e ainda explorar cortes que atendam todas as classes”. Andrea ainda destacou a necessidade de qualificar melhor os profissionais do setor. “O empresário está vendo que é preciso preparar o profissional para também vender os cortes, educar o consumidor, uma proposta que o PNDS vem inserindo nesses treinamentos”.
Com uma linha diversificada e de alta qualidade de produtos a base de carne suína, a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, hoje com mais de 20 mil matrizes e abate de 1.500 animais por dia, esteve presente na feira da Apras com um estande recebendo seus clientes e amigos. Com o objetivo de apoiar as ações do PNDS no estado, a entidade realizou durante o evento, no dia 21 de setembro, um jantar à base de carne suína, reunindo mais de 1.500 pessoas entre proprietários, gerentes e funcionários de supermercados, além do público visitante. Sugerido por Daniel Furtado, o jantar foi preparado pela equipe da Coopavel, que elaborou um delicioso Strogonoff de carne suína, muito apreciado pelos presentes.
Para Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, “foi demonstrada mais uma vez que a carne suína é muito saborosa e devemos proporcionar às pessoas oportunidades como estas para provarem e verem o quão saborosa é a carne suína”. O presidente ainda elogiou o trabalho desenvolvido pelo PNDS, destacando o envolvimento de todo o setor. “O Projeto está unindo visivelmente a cadeia e começando a transformar o conceito do consumidor”.
Para a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) este jantar mais uma vez demonstrou o quanto a carne suína é aceita e apreciada pelas pessoas. “Contudo, aumentar o consumo deste alimento é um dos objetivos da APS e para isso acontecer gradativamente é preciso informar ao consumidor que a carne suína proporciona uma alimentação saborosa, equilibrada e nutritiva, além de ser uma das carnes mais saudáveis que chegam à mesa dos consumidores”, destacou o presidente da APS, Carlos Geesdorf.
“O apoio e receptividade da Coopavel para ações do PNDS é um fator motivador. A fila formada por consumidores no estande da Coopavel desejando consumir o strogonoff a base de carne suína, para muitos inédito, mostra que se o setor abraçar a causa e se mobilizar, atingiremos nosso objetivo mais rápido”, comentou a coordenadora do Projeto, Lívia Machado, que ainda agradeceu em nome da ABCS e da APS ao Dilvo Grolli que representa toda a equipe da Coopavel.
Parceiros engajados
A rede Super Muffato, que está entre as 9 maiores corporações varejistas do Brasil e é a primeira do Paraná com cerca de 7 mil colaboradores, também participou do treinamento com profissionais do açougue e promotores das 5 lojas de 30 unidades. Segundo Carlos Geesdorf, o grande interesse da rede nos novos cortes já tem mostrado diferença nas gôndolas. “No dia seguinte ao curso, cerca de 35 novos cortes já estavam sendo disponibilizados e colocados a venda na rede supermercadista a disposição dos consumidores”. A Campanha “Um Novo Olhar sobre a Carne Suína” será iniciada nos próximos dias em mais uma loja da rede, a Muffato Boicy, em Foz do Iguacu/PR. Segundo a gestora do PNDS no estado, Ariane Boer, o treinamento será feito em três dias para açougueiros e promotores da rede.