Da Redação 03/01/2005 (Cascavel – PR) – Como não poderia deixar de ser, um dos estandes mais movimentados no Show Rural 2005 é o da própria Coopavel. No estande institucional da cooperativa, que este ano está com 200 m2, é possível obter informações sobre o que está sendo exposto por cada uma das empresas e instituições participantes e também conhecer de perto as novidades da própria Coopavel. “Neste ano temos quatro equipes trabalhando aqui no estande da cooperativa”, afirma Sérgio Dalla Costa, engenheiro agrônomo da Coopavel.
Dallla Costa explica que para esta edição do Show Rural foram plantadas na área do estande da cooperativa, 17 novas variedades de soja e quatro híbridos de milho, sendo dois da Embrapa e dois da Coodetec. No setor dedicado ao milho, em parceria com a empresa Pioneer, além da mostra dos híbridos, os visitantes estão recebendo orientações e informações sobre a redução do espaçamento entre as linhas.
Já na área destinada à soja, um dos pontos trabalhados este ano pela equipe técnica está sendo orientar os agricultores sobre as formas de prevenção e controle da ferrugem asiática da soja, praga que tem castigado as plantações da leguminosa no Brasil.
Outro espaço importante no estande é o dedicado à Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e à Indústria de Fertilizantes da Coopavel. Nele, os visitantes podem conhecer a qualidade das sementes Coopavel e também obter informações na área de fertilidade do solo.
Em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os técnicos da cooperativa estão enfatizando a importância de uma boa amostragem de solo em plantio direto, inclusive com demonstração de equipamentos e interpretação das análises. Um experimento especialmente realizado para o Show Rural está demonstrando os efeitos que a deficiência de nutrientes causa na planta. Foram cultivados 26 vasos, sendo 13 com plantas de milho e 13 com soja, cada um com a ausência de um nutriente considerado indispensável. “A intenção é mostrar aos produtores os sintomas das deficiências dos macro e micro nutrientes nas culturas da soja e do milho”, explica o engenheiro agrônomo da Coopavel, Everaldo Hetkowski.
Exames de saúde – Outra novidade do estande da cooperativa, fruto de uma parceria com a fabricante de pneus Goodyear, é que neste ano os visitantes podem fazer exames de saúde, inclusive o de colinesterase, que mede o nível de intoxicação por agrotóxicos no organismo das pessoas.
(com informações da assessoria de imprensa da Coopavel)