A programação pré-Congresso abre nesta terça-feira, dia 5 de novembro, o XVI Congresso Abraves, que vai até a próxima quinta-feira, dia 7, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Com o tema Alvo: Saúde Suína, ela será dividida em três minicursos que acontecerão simultaneamente: “Aspectos de saúde relacionados a nutrição”, “Monitoramento de doenças em granjas” e “Diagnóstico Pós-morte”.
O mais importante evento técnico científico da suinocultura brasileira acontece pela primeira vez em Cuiabá. Com mais de 700 pré-inscritos, a expectativa é reunir cerca de 1.000 participantes de países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México e Colômbia, entre vários outros.
Os principais especialistas da suinocultura mundial vão destacar as mais recentes pesquisas e tecnologias capazes de contribuir com o desenvolvimento da produção de carne suína. Durante os três dias do encontro, serão debatidos temas como saúde suína, estratégias nutricionais para melhorar o desempenho no campo, melhoramento genético para a produção de uma carne mais magra, manejo para bem-estar animal, estratégias de gestão de granjas e alternativas para maximizar a produtividade e otimização de mão de obra, entre outros.
Esta edição vai reunir Feira de negócios, eventos empresariais, programação pré-congresso, apresentação oral de trabalhos científicos, exposição inédita de e-pôster, assembleia geral e o I Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro Oeste, além da consagrada programação científica.
A programação do XVI Congresso Abraves começa na próxima terça-feira, a partir das 8h, com uma programação pré-Congresso sobre saúde suína. A secretaria do evento começa a atender a partir das 7h para retirada de materiais e realização de inscrições. A programação completa do Congresso Abraves 2013 está disponível no link www.eventosecongressos.com.br/industria/abraves2013/programacao/Programa%E7%E3o%20Completa.pdf.
Programação Pré-Congresso
No período da tarde, Rostagno volta para apresentar “O futuro dos aditivos na produção de suínos” e logo depois Isabelle Oswald retorna para falar do “Efeito das micotoxinas na saúde intestinal”. E no final será realizado um debate com os palestrantes e convidados.
Paralelamente a esta programação, o minicurso sobre Monitoramento de Doenças começa às 8h com a palestra “Como investigar uma granja suína”, ministrada pelo pesquisador da Iowa State University, Alejandro Ramirez. Logo depois, uma apresentação sobre “Princípios de epidemiologia de doenças infecciosas de suínos”, será realizada pelo médico veterinário com doutorado na Universidade de Minnesota, Daniel Linhares. A partir das 14h, Ramirez volta para abordar “Ferramentas de monitoramento de doenças e interpretação dos resultados”. Às 15h30, Linhares vai destacar “Intervenções para controle e erradicação de doenças infecciosas de granjas de suínos”.
Simultaneamente aos painéis, o pesquisador do CReSA/UAB (sigla de Centro de Pesquisas em Saúde Animal em português) da Universidade Autonoma de Barcelona (UAB), Joaquim Segalés, vai ministrar um mini curso, teórico na parte da manhã e prático no período da tarde, sobre “Diagnóstico pós-morte”. A programação deste curso será das 8h às 16h30. Este mini-curso ocorrerá na Faculdade de Medicina Veterinária no Campus da UFMT.
Serviço:
XVI Congresso Abraves
Data: 5 a 7 de novembro de 2013
Horário: a partir das 8h
Local: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, MT
Informações: www.abravesmt.com.br/abraves2013