[quotes_menu]

Prêmio

Prêmio de Marketing de Marca do IPC

Baiada Poultry ganha o primeiro prêmio. Campanha da Fenavi, da Colômbia, recebe o Prêmio de Marketing Genérico.

A Baiada Poultry Pty, empresa australiana que produz uma gama de novos produtos frescos e processados de frango para os mercados de varejo e food service no seu país, ganhou o inédito Prêmio de Marketing de Marca do  International Poultry Council (IPC). 

Ao mesmo tempo, uma campanha que promove o consumo doméstico de frango realizada pela Federación Nacional de Avicultores da Colômbia (FENAVI) ganhou o também inédito Prêmio de Marketing Genérico do IPC, que reúne os maiores produtores mundiais de carne de frango, tendo como membros 23 países e 16 associações. Os vencedores foram escolhidos durante a reunião anual do IPC, em Santiago, no Chile, na semana passada.

Os Prêmios Genérico e de Marca do IPC ainda estão sem nome, segundo Robin Horel,  da Canadian Poultry and Egg Processors Association (Associação Canadense de Processadores de Aves e Ovos), que preside o comitê de prêmios de marketing do IPC.

A campanha de marketing vencedora da Baiada incluiu publicidade na televisão e na impressa ao longo de um período de 14 meses, com foco em eliminar mitos sobre o uso de hormônio na carne de frango comercial e, ao mesmo tempo, destacando a atenção da empresa para os detalhes na elaboração de um produto de qualidade.

Em uma iniciativa interessante e arriscada,  notada pelos juízes, a Baiada, que recentemente adquiriu a bem conhecida e altamente considerada marca Steggle, a usou para um jogo de palavras (“We’re ‘Stegglers’ for quality”, ou “Somos ‘estressados’ por qualidade”, parafraseando com stressed) buscando chamar a atenção para a reputação de qualidade e manter a consciência da marca.

A premiação da FENAVI se deveu à sua campanha de três anos para aumentar o consumo de carne de frango na Colômbia. Usando anúncios inteligentes, com galinhas dos desenhos animados e crianças, e os lemas  “Vamos comer frango!”  e “Sem frango, não é refeição”, a campanha contribuiu para aumentar o consumo per capita de 21,3 quilos para 23,7 quilos anuais em dois anos.

Quem também apresentou um trabalho na categoria Marca foi a Elinar Broiler, empresa russa que fornece uma variedade de produtos de frango fresco para o mercado de Moscou. Para a sua campanha, a Elinar optou por não anunciar, concentrando-se no desenvolvimento de produto, embalagem, segurança alimentar e questões da cadeia de frios por meio de brochuras e outros materiais destinados diretamente ao consumidor.

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e a German Poultry Association, da Alemanha, também participaram da disputa na categoria Marketing Genérico. A campanha do Brasil foi realizada em âmbito global, promovendo o frango brasileiro no mundo inteiro através de ações de degustação, workshops, revistas especializadas e eventos especiais. A campanha alemã foi focada na sensibilização e na promoção do consumo doméstico, com o tema “Frango alemão – Naturalmente bom!”. 

O IPC está patrocinando uma competição entre os seus membros para chegar a um nome apropriado para a premiação, a ser escolhido na próxima reunião, que será realizada em Roma.