Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prêmio Finep de Inovação Tecnológica.

<p>Ouro Fino participa da etapa nacional do concurso. Indústria foi vencedora da etapa Sudeste e representará a região no próximo dia 06/12.</p>

Da Redação 30/11/05 – A indústria de medicamentos veterinários Ouro Fino, empresa 100% brasileira, com sede em Ribeirão Preto (SP), vai participar da etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, que será realizada no próximo dia 06 de dezembro, em Brasília. A empresa foi a vencedora na categoria Grande Empresa, na etapa da região Sudeste. Nessa primeira fase, a disputa foi com 273 empresas. O presidente Luís Inácio Lula da Silva participará da premiação, que vai acontecer no salão nobre do Palácio do Planalto.

Na final, o presidente Norival Bonamichi representará a Ouro Fino. Também estarão no encontro o vice-presidente Jardel Massari, o diretor industrial Dolivar Coraucci, o diretor comercial Carlos Henrique Henrique, e o diretor financeiro Fábio Lopes.

A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e promove a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do país.

“A conquista deste prêmio representa o trabalho e o investimento que a Ouro Fino vem fazendo na área de pesquisa e desenvolvimento desde que iniciou suas atividades”, explica o diretor industrial, Dolivar Coraucci. “Continuamos com a certeza de que é preciso investir em inovação para ter um diferencial no mercado e se destacar com eficiência e competência”, completa.

O departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Ouro Fino conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada que está constantemente aperfeiçoando seus conhecimentos. Outro destaque é o alto investimento na descoberta de novas tecnologias e na integração com os principais centros de pesquisas e universidades do país.

A equipe de P&D desenvolve trabalhos internamente, em laboratórios de farmacotécnica de entomologia e microbiológica. Atua também em parceria com entidades públicas e privadas, principalmente universidades, em sistema de cooperação tecnológica. Nesse caso, são destaques as parcerias realizadas com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Universidade Santa Maria, Universidade Federal de Lavras (UFLA), além da parceria com o Instituto Butantã, para pesquisa de vacinas, e da Embrapa, direcionada para pesquisa de sementes. Essas parcerias já renderam a fabricação de novos produtos, como o Colosso (controle de parasitas), com tecnologia e pesquisa brasileiras, valorizando profissionais do país.

Com isso, a Ouro Fino consegue competitividade e dinamismo no mercado, pois tem acesso a um grande capital intelectual; inovação de produtos e tecnologia; testes de performance, eficácia e inocuidade; e reciclagem dos métodos e teorias utilizadas para o processamento de seus produtos. A empresa também beneficia essas instituições e universidades com ajuda de custo para pesquisas, estágios e plano de carreiras para os profissionais que tiverem interesse de atuar nos segmentos desenvolvidos pela empresa, além de pagamento de royalties.

Nova fábrica

Para incentivar ainda mais o desenvolvimento da empresa e os investimentos em inovação, a Ouro Fino está construindo em Cravinhos (SP), município vizinho de Ribeirão Preto, uma das mais modernas e maiores fábricas de produtos para saúde animal do país. São 125 mil m2 que permitirão à empresa aumentar sua capacidade produtiva de forma programada para os próximos anos, além de gerar melhoria de qualidade de vida para seus colaboradores.

Estão sendo investidos R$ 40 milhões na construção da nova unidade, que está localizada às margens da Rodovia Anhangüera e deve ser concluída em 2006. O complexo industrial tem 25 mil metros quadrados de área construída. Há ainda espaços específicos para o desenvolvimento de parasiticidas, produtos biológicos, o Centro de Tecnologia: pesquisa, desenvolvimento e qualidade, o Centro de treinamento, Complexo administrativo, além de 45 mil metros quadrados de área social para os colaboradores.