Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto de expansão da Dow AgroSciences absorve mais uma empresa

Ação estratégica amplia participação no setor de sementes de milho no Brasil e em outras partes do mundo.

Redação (19/01/2009) – A Dow AgroSciences anunciou que está em negociações adiantadas para adquirir a Seeds Bredbeck, uma fornecedora tradicional de sementes de milho, trigo e soja aos agricultores de Ohio, Indiana e Michigan, nos Estados Unidos. O negócio está incluído em uma grande expansão verificada nos últimos meses na área de sementes, dentro de um projeto de investimentos estratégicos da empresa. No Brasil, ela resultou nas aquisições da empresa de sementes de milho Agromen Tecnologia, em agosto do ano passado, e da unidade de produção de sementes de milho híbrido da Coodetec em Paracatu (MG), em outubro deste ano.

“Trata-se de um processo do qual muitos se beneficiam”, declarou Rolando Alegria, diretor de Sementes e Biotecnologia da Dow AgroSciences. “De um lado, mais produtores ganham acesso aos resultados da aplicação das tecnologias da empresa, que estão entre as mais avançadas do mundo, e aos seus elevados padrões de produção e distribuição. Do outro, a Dow AgroSciences se enriquece com a experiência regional de produtores e distribuidores respeitados de várias partes do mundo. Tudo isso resulta em práticas mais eficientes e econômicas para garantir que os alimentos cheguem com maior fartura às mesas de todos”.

A aquisição da unidade de produção da Coodetec em Paracatu (MG), em outubro, complementou o fluxo de negócios de sementes da Dow AgroSciences no Brasil e deu à empresa uma maior capacidade de recepção e secagem de sementes de milho híbrido, preparando um crescimento das vendas. Como parte do negócio, a empresa está fornecendo à Coodetec licenciamentos de germoplasma de milho e “traits” do cereal.

A aquisição da Agromen Tecnologia, em agosto do ano passado, por sua vez, representou uma significativa expansão das atividades do setor de sementes da Dow AgroSciences no Brasil. A empresa obteve o controle, na ocasião, de todos os setores de comercialização, produção e pesquisas e desenvolvimento de sementes de milho da Agromen, com 35 anos de experiência no setor agrícola brasileiro.

No resto do mundo, as aquisições feitas ou anunciadas pela área de sementes da Dow AgroSciences incluem:

Agosto de 2007

*Aquisição da Agrogenetics, afiliada da Duo Maize, dos Estados Unidos. Ela permitiu à Dow AgroSciences ampliar significativamente seu banco de germoplasma do milho, trazendo para a empresa todo o germoplasma de milho para silagem desenvolvido pela Duo Maize.

Março de 2008

*Aquisição da Triumph Seed Company, do Texas. Resultou em um fortalecimento da Dow AgroSciences nos negócios de sementes, traits e óleos nos Estados Unidos.

Maio de 2008

*Acordo com a Market Biosciences Corporation para o desenvolvimento conjunto e comercialização de sementes de canola com o ácido graxo Ômega-3.

*Anúncio de expansão da unidade produtora de sementes da Mycogen, de York, Estado de Nebraska, com o objetivo de atender à crescente demanda de sementes de milho nos Estados Unidos.

Junho de 2008

*Anúncio de projeto para a aquisição e expansão da estação de pesquisas sobre sementes de algodão PhytoGen, nos Estados Unidos. Com isso, a empresa ganha presença no mercado de sementes de algodão.

*Estabelecimento de um acordo a longo prazo envolvendo Dow AgroSciences, Mertec LLC e a M.S Technologies, para o desenvolvimento conjunto e comercialização de tecnologias ligadas à produção de soja.

Agosto de 2008

*Assinatura com a Mycogen Seeds de um contrato para o estabelecimento de uma estação de pesquisas perto de Huron, na Dakota do Sul.

Setembro de 2008

*Aquisição da Dairyland Seed e da Bio-plant Research, fortalecendo sensivelmente a posição da Dow AgroSciences no setor de sementes e “traits” de milho e soja.

*Anúncio da intenção de adquirir a maior parte dos ativos da Renze Híbridos, inclusive os sistemas de produção de sementes de soja e de vendas e marketing da empresa.

Outubro de 2008

*Aquisição da Südwestsaat (SWS) GbR, uma das mais importantes empresas da Alemanha no setor de desenvolvimento e produção de sementes de milho híbrido. A empresa tem uma forte presença na área de melhoramento genético e desenvolvimento técnico de sementes de milho híbrido de alto desempenho.

Novembro de 2008

*Anúncio da intenção de adquirir os ativos da Seed Brodbeck, empresa de comercialização de sementes de milho, trigo e soja para os produtores de Ohio, Indiana e Michigan, nos Estados Unidos.