No dia 20 de janeiro, foi realizado no município de Rondinha, o jantar de encerramento do 2º Curso D’Olho na Qualidade Rural, o qual foi mais uma ação realizada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS no Rio Grande do Sul. Estiveram presentes no evento, além dos vinte suinocultores da Suinocultura Gobbi, que participaram do curso, integrantes da Acsurs e Sebrae/RS, que estão a cargo do PNDS no estado.
O Curso D’Olho na Qualidade Rural foi ministrado pela consultora do Sebrae/RS, Janete Freo, doutora em ciência e tecnologia de alimentos. Durante os encontros, Janete procurou desenvolver nos participantes competências para que eles pudessem conhecer e praticar o método D-OLHO (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo nas suas granjas suinícolas, trazendo um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, bem como respeitando a relação com o meio ambiente.
Segundo Janete Freo, “o curso D’Olho na Qualidade Rural contou com a participação de trinta e cinco parceiros de oito granjas. A participação dos mesmos foi muito boa, com questionamentos e envolvimento nas atividades. Observou-se que os conhecimentos/conceitos trabalhados no decorrer do curso foram assimilados, pois conseguiram colocar em prática em suas granjas todas as etapas do curso, obtendo assim, ótimos resultados. Também, constatou-se o alto grau de satisfação e motivação dos mesmos, demonstrado no relacionamento entre os colaboradores das granjas e seus familiares. O desafio agora é manter e melhorar o sucesso conquistado nas práticas do programa. A vitória é de quem busca sempre mais e melhor, a cada dia” afirmou.
Para Valdecir Luis Folador, presidente da Acsurs, “o Curso D’Olho na Qualidade Rural, realizado pelo Sebrae/RS com suinocultores, é uma ferramenta que o produtor tem para qualificar ainda mais a sua propriedade. Cada vez mais ele precisa desse tipo de ferramenta, para que possa gerir com mais eficiência a sua granja. Atualmente, a busca pelo conhecimento é necessária e o Curso D’Olho na Qualidade Rural vai ao encontro disso”.
O evento também contou com a participação do vice-presidente da Acsurs, Mauro Gobbi, do presidente do Núcleo de Criadores de Suínos do Grande Sarandi, Cleo Barbiero, além da Assistente Técnica da Gerência do Agronegócios do Sebrae/RS, Miriam de Lourdes Menezes da Silva.
O PNDS no Rio Grande do Sul está sendo desenvolvido pela Acsurs e Sebrae/RS, e conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul – Sips e Senar/RS.