Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura forma 2ª turma do curso D'Olho no RS em Rondinha

Estiveram presentes no evento, além dos vinte suinocultores da Suinocultura Gobbi, que participaram do curso, integrantes da Acsurs e Sebrae/RS, que estão a cargo do PNDS no Estado.

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura forma 2ª turma do curso D'Olho no RS em Rondinha

No dia 20 de janeiro, foi realizado no município de Rondinha, o jantar de encerramento do 2º Curso D’Olho na Qualidade Rural, o qual foi mais uma ação realizada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS no Rio Grande do Sul. Estiveram presentes no evento, além dos vinte suinocultores da Suinocultura Gobbi, que participaram do curso, integrantes da Acsurs e Sebrae/RS, que estão a cargo do PNDS no estado.

O Curso D’Olho na Qualidade Rural foi ministrado pela consultora do Sebrae/RS, Janete Freo, doutora em ciência e tecnologia de alimentos. Durante os encontros, Janete procurou desenvolver nos participantes competências para que eles pudessem conhecer e praticar o método D-OLHO (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo nas suas granjas suinícolas, trazendo um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, bem como respeitando a relação com o meio ambiente.

Segundo Janete Freo, “o curso D’Olho na Qualidade Rural contou com a participação de trinta e cinco parceiros de oito granjas. A participação dos mesmos foi muito boa, com questionamentos e envolvimento nas atividades. Observou-se que os conhecimentos/conceitos trabalhados no decorrer do curso foram assimilados, pois conseguiram colocar em prática em suas granjas todas as etapas do curso, obtendo assim, ótimos resultados. Também, constatou-se o alto grau de satisfação e motivação dos mesmos, demonstrado no relacionamento entre os colaboradores das granjas e seus familiares. O desafio agora é manter e melhorar o sucesso conquistado nas práticas do programa. A vitória é de quem busca sempre mais e melhor, a cada dia” afirmou.

Para Valdecir Luis Folador, presidente da Acsurs, “o Curso D’Olho na Qualidade Rural, realizado pelo Sebrae/RS com suinocultores, é uma ferramenta que o produtor tem para qualificar ainda mais a sua propriedade. Cada vez mais ele precisa desse tipo de ferramenta, para que possa gerir com mais eficiência a sua granja. Atualmente, a busca pelo conhecimento é necessária e o Curso D’Olho na Qualidade Rural vai ao encontro disso”.

O evento também contou com a participação do vice-presidente da Acsurs, Mauro Gobbi, do presidente do Núcleo de Criadores de Suínos do Grande Sarandi, Cleo Barbiero, além da Assistente Técnica da Gerência do Agronegócios do Sebrae/RS, Miriam de Lourdes Menezes da Silva.

O PNDS no Rio Grande do Sul está sendo desenvolvido pela Acsurs e Sebrae/RS, e conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul – Sips e Senar/RS.