Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cursos

Pronatec qualifica jovens no meio rural de SC

Suinocultura e avicultura terão cursos específicos na região.

Na próxima semana o SENAR-SC inicia novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na segunda segunda-feira (24) será a vez do curso de bovinocultura de leite e as atividades vão acontecer nos municípios de São José do Cerrito no planalto serrano e em Barra Bonita no oeste catarinense.

Em São José do Cerrito as atividades serão desenvolvidas na Escola Estadual Básica Leovegildo Esmério da Silva e em Barra Bonita na Escola Estadual Básica Professora Cecília Lotin. Para o mês de outubro começam três novas turmas do curso de bovinocultura de leite na região oeste do Estado. No dia 1º em Cordilheira Alta e Seara e no dia 4 outra turma em Cordilheira Alta.

A meta do SENAR-SC é levar a iniciativa a todas as regiões do território barriga-verde, com 25 turmas para este ano, 375 vagas e 160 horas de duração mínima em cada treinamento.

De acordo com o superintendente Gilmar Zanluchi, foram priorizados cursos que tenham relação com as atividades rurais de cada região. “O intuito é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. Assim, permanecerão no campo motivados”, comenta.

As capacitações são direcionadas à formação inicial continuada de estudantes de ensino médio das escolas estaduais. São disponibilizados cursos na área de apicultura, avicultura de corte e postura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, equideocultura, construção de sistema de irrigação por superfície e drenagem, fruticultura básica, operação de tratores, transformação caseira de produtos (embutidos, defumados, beneficiamento de carne de ovino, caprino, peixe, frango e bovino), cultivo de olerícolas de talos, folhas e flores e cultivo de plantas industriais (mandioca) e suinocultura.

“Os alunos estão se envolvendo e demonstram satisfação em aprender práticas e técnicas utilizadas por seus familiares. Além disso, analisam o que precisam fazer para ampliar os resultados, ou seja, estamos despertando o interesse da busca do conhecimento para aplicar na propriedade”, observa o gestor do Pronatec em Santa Catarina, Emerson Gava.

Atualmente, a sucessão familiar é uma das maiores preocupações do Sistema FAESC/SENAR-SC. “Muitos pais ficam sozinhos na propriedade e não conseguem mão de obra para auxiliar nas atividades enquanto os filhos sofrem em busca de oportunidades nos grandes centros. Precisamos mudar essa realidade e o caminho é a profissionalização do campo”, assinala o presidente do Sistema, José Zeferino Pedrozo.

Os alunos interessados em participar do programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site: www.senar.com.br ou pelo telefone (48) 3333-0322.