Redação SI 28/04/2005 (Caldas Novas/GO) – Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28/04), durante o 11o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, que está sendo realizado em Caldas Novas (GO), o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) decidiu adiar as eleições da entidade e prorrogar o mandato da atual diretoria por mais dois meses.
A medida foi tomada em virtude de nenhuma chapa ter sido registrada até o dia 28 de março, data limite para a oficialização das candidaturas. “Uma eleição agora desrespeitaria as normas eleitorais oficiais previstas no estatuto da ABCS”, afirma José Adão Braun, presidente da ABCS. “Devemos manter a legalidade para não haver nenhum prejuízo para o bom andamento da entidade e da representatividade da suinocultura brasileira”, completa.
De acordo com Braun, o adiamento das eleições da ABCS garantirá tempo hábil para que as lideranças do setor continuem conversando para, dentro da legalidade, viabilizar a constituição de uma ou mais chapas. “Essa foi a melhor decisão”, avalia o presidente da ABCS.
Desagrado para alguns
Como a própria votação evidencia (a votação foi apertada com sete votos a favor do adiamento das eleições e seis votos contra), a decisão do Conselho Deliberativo da ABCS desagradou boa parte das lideranças do setor. Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, o setor sairia fortalecido se as eleições tivessem sido realizadas agora. “O Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura reúne todas as lideranças do setor e, na minha opinião, teríamos todas as condições de escolher agora uma nova diretoria para nossa entidade”, opina. “Mas a decisão do Conselho Deliberativo é soberana e cabe a nós acatá-la, completa Folador.
Para o presidente da Acsurs, nas próximas eleições a renovação será inevitável. “A renovação é importante em qualquer setor, seja ele público ou privado. Nada contra as pessoas que estiveram à frente da entidade até hoje, eles fizeram um excelente trabalho. Mas a renovação é necessária, pois traz sangue novo, novas idéias e isso é salutar para qualquer entidade”.