Da Redação 01/07/2003 – No Brasil, a Purina é líder na maioria dos principais mercados aonde atua, tais como alimentos para camarões e rações comerciais. A empresa tem como um dos seus enfoques prioritários o mercado de premix. “Em 24 meses, assumiremos a liderança do mercado, mantidas as taxas de crescimento verificadas nos últimos anos”, afirma Geraldo Souto, novo diretor Comercial da empresa.
Augusto Adami, Geraldo Souto e Jeffersson Leczienski |
Geraldo fala com propriedade do assunto, pois foi ele que liderou a reestruturação da empresa no segmento de premixes, quando, a partir de 1998, assumiu a gerência Nacional de Vendas de Puramix. “O nosso maior segredo foi contratar as pessoas certas, com perfil técnico de alto nível e experiência de campo”, revela. Esta estratégia, garantiu à empresa taxas de crescimento superiores a 50% ao ano.
“A Purina já é líder de mercado há mais de sete anos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, constata Augusto Adami, que depois de liderar este crescimento no Sul e Sudeste brasileiro como gerente Regional, assume agora a gerência de Desenvolvimento de Negócios Puramix e passa a liderar a unidade de negócios. O crescimento obtido no restante do País nos últimos anos chega a taxas impressionantes de quase 100% ao ano”.
Crescimento e investimento – A base para esse crescimento, segundo o diretor de Pesquisa e Tecnologia da
Projeto da construção da nova unidade de premixes da Purina em Cascavel (PR) |
Purina, Jeffersson Leczienski, foi o oferecimento de soluções de classe mundial aos clientes da empresa, desde nutrição até marketing, passando por fábrica de rações e outras etapas da cadeia. Nutricionista, com mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Leczienski tem no seu currículo grande experiência, principalmente na área de avicultura. Ele tem sido o responsável pela adaptação à realidade brasileira, ao longo dos últimos anos, de todos os avanços tecnológicos gerados pela Purina/Cargill na área avícola, o que faz da empresa detentora de know-how diferenciado. Esse mesmo desenvolvimento tem sido levado adiante em outros segmentos pelos outros gerentes Técnicos dos segmentos de aqüicultura, ruminantes, suínos, etc.
Com a união de forças com a Cargill, o sinergismo gerado foi significativo e os ganhos na velocidade de geração de tecnologia são, para a Purina, fabulosos. A empresa investe pesadamente em pesquisa, que é parte decisiva no desenvolvimento da estratégia global do grupo americano, que conta com mais de 95 mil funcionários ao redor do mundo. “Os três pilares que sustentam a nossa estratégia são: alta performance, foco no cliente e inovação”, reforça Geraldo Souto.
A Purina estará inaugurando nos próximos meses, em Cascavel (PR), mais uma unidade industrial especializada na produção de premixes. “Trata-se de mais uma demonstração de que a nossa empresa acredita no mercado brasileiro e no seu potencial de se firmar como o maior e mais eficiente produtor de proteínas do mundo, ressalta o novo diretor. “O nível empresarial, a visão e a tecnificação da nossa indústria impressiona o mundo. Empresas desse porte precisam de parceiros à altura. E é nisso que investimos”.