Bastos, cidade no Oeste Paulista com a maior produção brasileira de ovos – são quase 15 milhões por dia – realiza hoje, dia 13, durante todo o dia, seu tradicional Concurso de Qualidade de Ovos. Promovido há 40 anos, o Concurso premia as granjas cujos ovos são classificados do primeiro ao quinto lugar nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna, após um rigoroso julgamento feito por uma comissão de 14 juízes, todos profundos conhecedores da postura comercial.
Um dos juízes, o médico veterinário Jorge Ikefuti, da ATM (empresa de Bastos), será responsável por operar a máquina japonesa Digital Egg Tester, que avalia a qualidade do ovo utilizando a tecnologia a laser. Os demais juízes são os responsáveis pela análise dos ovos inscritos utilizando métodos tradicionais, como a análise externa – verificando a resistência da casca, a limpeza e textura dos ovos, a uniformidade de tamanho. Nos itens de qualidade interna são checados a cor e centralização da gema, a consistência e altura da clara, entre outros aspectos.
Com um intenso trabalho de pelo menos 8 horas e várias etapas de avaliação, os juízes do Concurso de Qualidade do Ovo de Bastos têm pela frente uma tarefa a cada ano mais difícil. Isso por que a escolha dos melhores ovos tem necessitado de olhares, avaliações e detalhes mais acurados por conta da qualidade cada vez mais apurada dos ovos inscritos.
Os juízes são unânimes em afirmar que o concurso está mais competitivo a cada edição graças ao investimento que os avicultores vêm fazendo na melhoria de seus produtos, tanto nutricionalmente quanto em biosseguridade, manejo e bem-estar das aves. As tecnologias utilizadas para o preparo do ovo do concurso, por sua vez, têm influenciado as práticas do dia a dia na granja, o que vem determinando melhores produtos para os consumidores brasileiros. Isso significa que, além de maior produtora de ovos do país, Bastos pode se notabilizar, também, por um ovo com qualidade destacada.
Juízes:
Ademir Moreira (Granja Planalto)
Carla C. Pizzolante (Apta Regional Centro-Oeste)
Fábio Pacanaro (Novogen)
Fernando Resende (MSU)
Glauco Geromini (Hy-line do Brasil)
Jorge Ikefuti (ATM)
José Roberto Medina Garcia (Agroceres Multimix)
Mário Nihei (Granja Kunitomo)
Matheus Alves (Lohmann do Brasil)
Nilce Maria Queiroz (Instituto Biológico – Unidade de Bastos)
Rafael Kuiavisk (Interaves)
Ricardo Ito (Nutron)
Sérgio Abe (Amicil)
Vitor Arantes (Uniquímica)
52º Festa do Ovo
O Concurso de Qualidade de Ovos 2011 faz parte da programação da Festa do Ovo, evento que nesse ano comemora os 83 anos da Capital do Ovo. A 52ª Festa do Ovo acontecerá de 15 a 17 de julho, e sua feira agroavícola tem presença confirmada de dezenas de grandes empresas fornecedoras do segmento da postura comercial. A Festa do Ovo de Bastos é o mais tradicional evento da produção de ovos no Brasil.