Redação AI (17/03/2005) – Sérgio Kenji Kakimoto buscou em antigos livros de receitas trazidos pelos imigrantes japoneses que se fixaram na região de Bastos (SP) a inspiração para preparar seus pratos à base de ovos. “Eu comecei a folheá-los e tirei a estrutura para minhas receitas todas de lá”, conta Kakimoto. O Japão é um dos países em que mais se consome o produto. São 342 unidades ao ano por habitante.
Nascido em uma família de avicultores em Bastos, maior região
produtora de ovos do País, ele é médico veterinário, mas desde 1997 percorre eventos de avicultura, um trabalho voluntário, divulgando os sabores do ovo. A idéia de apresentar receitas novas surgiu em sua terra natal, durante a tradicional Festa de Bastos. Depois de lá, ele já esteve em Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará entre outros localidades. “Se o brasileiro aprender a comer ovos, conhecendo também as suas qualidades de produto saudável, vai valorizar mais o consumo”.
Kakimoto está também presente no Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos, promovido pela Associação Paulista de Avicultura (Apa) em Indaiatuba (SP). E como sempre acontece nos eventos em que participa, a curiosidade fez com que muitos se aglomerassem para experimentar pratos como o sushi de ovo, o ovo cozido no vapor e o seu tradicional omelete, também na versão no palitinho. “Acho que este trabalho ajuda a divulgar a qualidade do ovo e aumentar o consumo dele no Brasil, que infelizmente ainda é muito baixo”.