Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Rede DejSui apresenta resultados de pesquisas com dejetos suínos e produtividade de milho

Um ciclo de palestras e um dia de campo para divulgar para técnicos agrícolas será promovido pela rede.

Rede DejSui apresenta resultados de pesquisas com dejetos suínos e produtividade de milho

No dia 10 de dezembro, próxima segunda-feira, a Rede DejSui promove um ciclo de palestras e um dia de campo para divulgar para técnicos agrícolas, produtores rurais e estudantes, os resultados de pesquisas em redução de impacto ambiental de dejetos de suínos e aumento de produtividade do milho. O evento acontece na Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Concórdia (SC).

“Espera-se que com a divulgação destes resultados estas tecnologias sejam adotadas pelos produtores, com significativos benefícios ambientais, como menor contaminação de lençol freático por lixiviação de nitrato e menor emissões de amônia e de óxido nitroso para a atmosfera; e benefícios econômicos, como maior produtividade do milho e menor custo de produção”, dizem os coordenadores do evento, os pesquisadores Celso Aita, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), e Rodrigo Nicoloso, da Embrapa Suínos e Aves.

O evento está dividido em duas etapas: pela manhã acontece o ciclo de palestras, onde serão apresentados os resultados de pesquisas da Rede DejSui. Já durante a tarde, no dia de campo, os participantes poderão acompanhar na prática o funcionamento de uma máquina injetora de dejetos no solo e de uma unidade de compostagem de dejetos, além de observar o experimento com o milho onde foram testadas essas tecnologias.

Além da Embrapa Suínos e Aves, a Rede DejSui (vinculada e financiada pelo CNPq) conta com a participação de instituições de ensino e pesquisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (UFSM, UDESC, UPF, Feevale, UFRGS) e também de empresas (Agrotain International e Mepel). O objetivo da rede é realizar pesquisas na área de tratamento dos dejetos de suínos (especificamente compostagem) e seu uso agrícola como fertilizante.

As inscrições para o ciclo de palestras e dia de campo podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49) 3441-0400.